Cap. I - Uma Perseguição Interminável

A aventura começa dentro do centro comercial Marina Mall em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Os Primos escapam de quatro desconhecidos que os perseguem por causa de um misterioso pacote que contém algo muito valioso... Como chegaram até ali? E o que contém o pacote?

3_-_pacote_na_mão.jpg
4 - emirates palace (Large).jpg
P1060494 (Large).JPG

À esquerda, o misterioso pacote que se torna a razão de todos os sarilhos em que Os Primos se metem desde que chegam aos Emirados Árabes Unidos; ao centro e à direita,  as Etihad Towers, um dos magníficos arranha-céus de Abu Dhabi, numa cena do livro.

P1060529 Capital Plaza (Large).JPG
P1060467 (Large).JPG
Emirates Palace Marina (Large).jpg

Os edifícios do Capital Plaza, a famosa linha de arranha-céus de Abu Dhabi e a marina do luxuoso hotel Emirates Palace onde quatro desconhecidos perseguem a Ana, a Maria e o André, que conseguem fugir de barco com a ajuda dos seus amigos, como se pode ver na ilustração do Umberto Stagni. O país vivia do comércio das pérolas e há apenas 50 anos nada disto existia.

2 - mapa percurso (Large).jpg
f8674752 (Large).jpg

O percurso d'Os Primos nesta entusiasmante aventura nos Emirados Árabes Unidos e um camelo de Lego num dos famosos centros comerciais do país.

 

Cap. II - Como Tudo Começou

(Dois dias antes) Os Primos chegam ao aeroporto de Abu Dhabi e conhecem Samir, o filho de um xeique árabe (que se interessa muito por Ana) e que os acompanhará nesta aventura pelas misteriosas terras dos Emirados, percorrendo ruas com magníficos arranha-céus e supercarros, num dos países mais ricos e extravagantes do mundo. 

5 - lykan hypersport (Large).jpg
P1030005 Aldar HQ (Large).JPG
6 - Ostra com pérola (Large).jpg

Lykan Hypersport, um dos famosos supercarros das forças policiais dos Emirados (que aparece no filme Furious 7 a trespassar os painéis de vidro das Etihad Towers, custa 3 milhões e meio de dólares, tem diamantes nos faróis, foi um dos apenas sete produzidos no mundo inteiro e pode atingir 395 km por hora e chegar aos 100 km em apenas 2,8 segundos). Ao centro, o Aldar HQ, um dos originais arranha-céus dos Emirados, com a forma de concha entreaberta, a recordar as tradicionais pérolas árabes no centro desta aventura.

P1060313 Skylite Rooftop Lounge at Yas V
P1060309 Yas Viceroy Hotel Abu Dhabi (La
P1060314 lobby of the Yas Viceroy Hotel

Exemplos da riqueza e luxo dos Emirados Árabes Unidos: hotel Yas Viceroy, Skylite rooftop lounge, exterior e lobby.

 

Cap. III - Grandes Surpresas

Durante a visita a Abu Dhabi, Os Primos vão com Samir ao Museu Louvre Abu Dhabi. É então que André vê algo estranho: dois americanos acabados de chegar ao museu de barco entregam uma mala de dinheiro a um indivíduo árabe e trocam com ele algumas palavras chocantes...

7 - Louvre Abu Dhabi (Large).jpg
Louvre Abu Dhabi MM (Large).jpg
3 - Salvator Mundi 2 (Large).jpg

O original Museu Louvre Abu Dhabi, no qual Os Primos esperam ver finalmente o Salvator Mundi, que tanto mistério despoletou n'A Carta Secreta de Colombo, a aventura anterior, em Génova. O facto de o quadro mais caro do mundo não se encontrar ali não vai ser a única surpresa com a qual os jovens se vão deparar...

 

Cap. IV - Em Busca das Pérolas Árabes

Os Primos seguem o homem árabe que viram no museu Louvre Abu Dhabi e acabam por ir até ao Dubai, onde a perseguição dos quatro desconhecidos começa nos corredores do luxuoso hotel Armani.

8 - Palm islands (Large).jpg
Palm Islands (Large).jpg

Dubai, onde se constroem ilhas com a forma de palmeiras e do mapa-mundo e onde até uma estância de esqui com pinguins surge no meio do deserto...

(Foto Google Earth, Data S.O, NOAA, US Navy, NGA, GEBCO, Image © 2019 Digital Globe)

 

Cap. V - O Pacote

Os Primos conseguem escapar aos quatro desconhecidos graças à ajuda de Samir e de Javier, também ele em Abu Dhabi, que os esperam num bote, na marina do luxuosíssimo hotel Emirates Palace. O conteúdo do misterioso pacote é finalmente revelado: aparentemente trata-se de pérolas, mas Samir não acredita nisso...

10 - bote (Large).jpg
9 - pérolas na mão (Large).jpg

No bote de Javier, Ana, Maria, André, Samir e o espanhol analisam as vinte e cinco pérolas que se encontram dentro do misterioso pacote, mas o árabe diz que são perfeitas demais para serem verdadeiras. Mas, se não são pérolas, o que são?...

 

Cap. VI - Areias Movediças

Os Primos assistem ao treino de falcoaria de Samir no deserto, mas o rapaz não respeita a primeira regra desta antiquíssima tradição e o falcão acaba por cravar-lhe as garras no ombro. Nessa noite, os jovens acampam no deserto e os beduínos revelam-lhes algo que os fará alterar os planos.

11_-_Samir_com_falcão_(Large).jpg
12 - Acampamento no deserto (Large).jpg
Camping in the UAE 1 (Large).jpg

Samir com o seu falcão e Os Primos no acampamento de beduínos no espetacular deserto da Arábia, ouvindo canções tradicionais e histórias fantásticas, como as de Xerazade n'O Livro das Mil e Uma Noites.

Arabian desert 3 (Large).jpg
Camels in the UAE (Large).jpg
Camels in the UAE 2 (Large).jpg

Camelos no mágico deserto da Arábia, um dos maiores desertos de dunas do mundo.

 

Cap. VII - A Central Solar

Por causa do que os beduínos lhes contam, Os Primos e os amigos decidem investigar uma central solar no meio do deserto, e vão até lá de camelo, durante a noite. É ali que descobrem a verdade sobre o projeto Pérolas Árabes, que utilizará dois recursos fundamentais, o sol e a areia, dando início à Revolução Solar. Esta tem importância vital para o mundo inteiro, pois permite obter uma energia renovável limpa, a baixo custo e que permitirá carregar as baterias de qualquer dispositivo, máquina, equipamento industrial ou veículo num tempo extraordinariamente reduzido.

13_-_André_preso_na_janela_(Large).jpg
Central Solar (Large).jpg
17 - Central solar (Large).jpg

André vai ficar preso ao tentar entrar por uma janela. Maria tenta ajudar o primo e a cena vai tornar-se muito divertida, envolvendo uma torneira de segurança, Maria completamente encharcada, André preso na janela e água e sabonete por todo o lado...

 

Cap. VIII - A Tempestade de Areia

Os Primos conseguem desvendar mais alguns mistérios, mas o caso é sério e eles precisam da ajuda do emir de Abu Dhabi para o resolver. Para tal, têm de ir à Grande Mesquita do Xeique Zayed e ao exuberante palácio presidencial, mas não sem antes se depararem com uma incrível tempestade de areia...

P1020925 (Large).JPG
P1020929 (Large).JPG
14 - mesquita (Large).jpg

A autora Mafalda Moutinho frente às piscinas da Grande Mesquita do Xeique Zayed em Abu Dhabi, a maior do país, construída entre 1996 e 2007, «um colosso resplandecente cor de neve recém-caída, com majestosas linhas tradicionais marcadas por inconfundíveis e abundantes cúpulas e minaretes.»*

P1020990 (Large).JPG
P1020962 (Large).JPG
P1020973 (Large).JPG

Mafalda Moutinho visita a Grande Mesquita com o seu amigo de longa data, Oliver Seldon, diretor financeiro regional do First Abu Dhabi Bank para a região da Europa, América do Norte e Médio Oriente. Em baixo, fotos do magnífico monumento que Os Primos e os amigos exploram, admirando a vastidão de mármore branco utilizado na construção das fachadas, dos quatro minaretes e das 82 cúpulas.

P1020980 (Large).JPG
P1020931 (Large).JPG
P1060408 (Large).JPG

O Sahan, o pátio, com o seu gigantesco mosaico de motivos florais e no qual se chegam a juntar dezenas de milhares de fiéis.

f8687168 (Large).jpg
P1060388 (Large).JPG

À esquerda, a primeira sala, cujas paredes de mármore branco exibem um dos mais bonitos mosaicos de flores jamais vistos. Ao centro, a sala de orações principal, com candelabros de ouro e milhões de cristais Swarovski, cúpulas cobertas de arabescos e uma iluminação mágica. À direita, o maior tapete do mundo, com 5700 m2, feito à mão durante dois anos, por quase 1200 tecelões persas (imagina um tapete do tamanho de onze campos e meio de basquetebol!)

P1020928 (Large).JPG
f8981120 (Large).jpg
P1020932 (Large).JPG
P1020917 (Small).JPG

* in, Moutinho, Mafalda, O Segredo das Pérolas Árabes, 1a edição, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2019.

 

Cap. IX - A Revolução Solar

 A aventura termina com as surpreendentes revelações dos nossos heróis depois de concluírem a sua investigação, demonstrando, mais uma vez, serem excelente detetives, e contribuindo para salvar o nosso planeta das alterações climáticas. Estas são a maior ameaça que a humanidade jamais enfrentou na história, com consequências muito piores do que as guerras, os genocídios, os tsunamis, as epidemias, as doenças ou a fome, e devem-se, sobretudo, ao consumo de petróleo e de outros combustíveis fosseis.

15 - Tempestade de areia.jpeg (Large).jp
King Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud Stre
P1060509 (Medium) (Large).JPG

A tempestade de areia que Os Primos e os amigos vão presenciar a caminho do palácio presidencial. À direita, em baixo, a King Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud Street, ao fundo dal qual se veem as Etihad Towers (também em cima) e a sede da ADNOC, a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi, um dos arranha-céus ex libris da cidade. É ali, durante uma conferência internacional sobre o papel das empresas petrolíferas na proteção ambiental, que terão lugar as maiores revelações desta aventura.

Qasr Al Watan Great Hall 1 (Medium).jpg
Qasr Al Watan Great Hall 4 (Medium).jpg
Qasr Al Watan Great Hall 2 (Medium).jpg

O Grande Salão do exuberante Qasr Al Watan, o Palácio da Nação, parece ter saído de uma fábula das mil e uma noites: cúpulas sumptuosamente decoradas com arabescos de ouro e lápis-lazúli, faustosos candelabros de cristal, paredes e teto com padrões tradicionais islâmicos perfeitamente simétricos em tons de azul, amarelo e branco, típicos da paisagem dos emirados, chão de mármore com lindos mosaicos e radiosamente polido.

P1060513 (Large).JPG

O imenso complexo presidencial, de arquitetura mogol, com cúpulas, colunas, jardins e magníficos mármores brancos, fazendo recordar o Taj Mahal e a Grande Mesquita do Xeique Zayed, e dentro do qual se encontra o incomparável Qasr Al Watan.