Cap. I - O Alfarrabista Genovês
Cap. II - Os Seis Desaparecidos
Cap. III - Os Manuscritos de Colombo
Cap. IV - Perguntem à Viúva
Cap. V - Um Rosto Desconhecido
Cap. VI - A Carta Secreta de Colombo
Cap. VII - A Fotografia
Cap. VIII - A Chave
Além de estarem disponíveis nas melhores livrarias do país, os volumes da colecção Os Primos podem também ser adquiridos online:













_JP.jpg)
Cap. I - Uma Perseguição Interminável
A aventura começa dentro do centro comercial Marina Mall em Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos. Os Primos escapam de quatro desconhecidos que os perseguem por causa de um misterioso pacote que contém algo muito valioso... Como chegaram até ali? E o que contém o pacote?

.jpg)
_JPG.jpg)
À esquerda, o misterioso pacote que se torna a razão de todos os sarilhos em que Os Primos se metem desde que chegam aos Emirados Árabes Unidos; ao centro e à direita, as Etihad Towers, um dos magníficos arranha-céus de Abu Dhabi, numa cena do livro.
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
.jpg)
Os edifícios do Capital Plaza, a famosa linha de arranha-céus de Abu Dhabi e a marina do luxuoso hotel Emirates Palace onde quatro desconhecidos perseguem a Ana, a Maria e o André, que conseguem fugir de barco com a ajuda dos seus amigos, como se pode ver na ilustração do Umberto Stagni. O país vivia do comércio das pérolas e há apenas 50 anos nada disto existia.
.jpg)
.jpg)
O percurso d'Os Primos nesta entusiasmante aventura nos Emirados Árabes Unidos e um camelo de Lego num dos famosos centros comerciais do país.
Cap. II - Como Tudo Começou
(Dois dias antes) Os Primos chegam ao aeroporto de Abu Dhabi e conhecem Samir, o filho de um xeique árabe (que se interessa muito por Ana) e que os acompanhará nesta aventura pelas misteriosas terras dos Emirados, percorrendo ruas com magníficos arranha-céus e supercarros, num dos países mais ricos e extravagantes do mundo.
.jpg)
_JPG.jpg)
.jpg)
Lykan Hypersport, um dos famosos supercarros das forças policiais dos Emirados (que aparece no filme Furious 7 a trespassar os painéis de vidro das Etihad Towers, custa 3 milhões e meio de dólares, tem diamantes nos faróis, foi um dos apenas sete produzidos no mundo inteiro e pode atingir 395 km por hora e chegar aos 100 km em apenas 2,8 segundos). Ao centro, o Aldar HQ, um dos originais arranha-céus dos Emirados, com a forma de concha entreaberta, a recordar as tradicionais pérolas árabes no centro desta aventura.



Exemplos da riqueza e luxo dos Emirados Árabes Unidos: hotel Yas Viceroy, Skylite rooftop lounge, exterior e lobby.
Cap. III - Grandes Surpresas
Durante a visita a Abu Dhabi, Os Primos vão com Samir ao Museu Louvre Abu Dhabi. É então que André vê algo estranho: dois americanos acabados de chegar ao museu de barco entregam uma mala de dinheiro a um indivíduo árabe e trocam com ele algumas palavras chocantes...
.jpg)
.jpg)
.jpg)
O original Museu Louvre Abu Dhabi, no qual Os Primos esperam ver finalmente o Salvator Mundi, que tanto mistério despoletou n'A Carta Secreta de Colombo, a aventura anterior, em Génova. O facto de o quadro mais caro do mundo não se encontrar ali não vai ser a única surpresa com a qual os jovens se vão deparar...
Cap. IV - Em Busca das Pérolas Árabes
Os Primos seguem o homem árabe que viram no museu Louvre Abu Dhabi e acabam por ir até ao Dubai, onde a perseguição dos quatro desconhecidos começa nos corredores do luxuoso hotel Armani.
.jpg)
.jpg)
Dubai, onde se constroem ilhas com a forma de palmeiras e do mapa-mundo e onde até uma estância de esqui com pinguins surge no meio do deserto...
(Foto Google Earth, Data S.O, NOAA, US Navy, NGA, GEBCO, Image © 2019 Digital Globe)
Cap. V - O Pacote
Os Primos conseguem escapar aos quatro desconhecidos graças à ajuda de Samir e de Javier, também ele em Abu Dhabi, que os esperam num bote, na marina do luxuosíssimo hotel Emirates Palace. O conteúdo do misterioso pacote é finalmente revelado: aparentemente trata-se de pérolas, mas Samir não acredita nisso...
.jpg)
.jpg)
No bote de Javier, Ana, Maria, André, Samir e o espanhol analisam as vinte e cinco pérolas que se encontram dentro do misterioso pacote, mas o árabe diz que são perfeitas demais para serem verdadeiras. Mas, se não são pérolas, o que são?...
Cap. VI - Areias Movediças
Os Primos assistem ao treino de falcoaria de Samir no deserto, mas o rapaz não respeita a primeira regra desta antiquíssima tradição e o falcão acaba por cravar-lhe as garras no ombro. Nessa noite, os jovens acampam no deserto e os beduínos revelam-lhes algo que os fará alterar os planos.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Samir com o seu falcão e Os Primos no acampamento de beduínos no espetacular deserto da Arábia, ouvindo canções tradicionais e histórias fantásticas, como as de Xerazade n'O Livro das Mil e Uma Noites.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
Camelos no mágico deserto da Arábia, um dos maiores desertos de dunas do mundo.
Cap. VII - A Central Solar
Por causa do que os beduínos lhes contam, Os Primos e os amigos decidem investigar uma central solar no meio do deserto, e vão até lá de camelo, durante a noite. É ali que descobrem a verdade sobre o projeto Pérolas Árabes, que utilizará dois recursos fundamentais, o sol e a areia, dando início à Revolução Solar. Esta tem importância vital para o mundo inteiro, pois permite obter uma energia renovável limpa, a baixo custo e que permitirá carregar as baterias de qualquer dispositivo, máquina, equipamento industrial ou veículo num tempo extraordinariamente reduzido.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
André vai ficar preso ao tentar entrar por uma janela. Maria tenta ajudar o primo e a cena vai tornar-se muito divertida, envolvendo uma torneira de segurança, Maria completamente encharcada, André preso na janela e água e sabonete por todo o lado...
Cap. VIII - A Tempestade de Areia
Os Primos conseguem desvendar mais alguns mistérios, mas o caso é sério e eles precisam da ajuda do emir de Abu Dhabi para o resolver. Para tal, têm de ir à Grande Mesquita do Xeique Zayed e ao exuberante palácio presidencial, mas não sem antes se depararem com uma incrível tempestade de areia...
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
.jpg)
A autora Mafalda Moutinho frente às piscinas da Grande Mesquita do Xeique Zayed em Abu Dhabi, a maior do país, construída entre 1996 e 2007, «um colosso resplandecente cor de neve recém-caída, com majestosas linhas tradicionais marcadas por inconfundíveis e abundantes cúpulas e minaretes.»*
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
Mafalda Moutinho visita a Grande Mesquita com o seu amigo de longa data, Oliver Seldon, diretor financeiro regional do First Abu Dhabi Bank para a região da Europa, América do Norte e Médio Oriente. Em baixo, fotos do magnífico monumento que Os Primos e os amigos exploram, admirando a vastidão de mármore branco utilizado na construção das fachadas, dos quatro minaretes e das 82 cúpulas.
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
O Sahan, o pátio, com o seu gigantesco mosaico de motivos florais e no qual se chegam a juntar dezenas de milhares de fiéis.
_JPG.jpg)
.jpg)
_JPG.jpg)
À esquerda, a primeira sala, cujas paredes de mármore branco exibem um dos mais bonitos mosaicos de flores jamais vistos. Ao centro, a sala de orações principal, com candelabros de ouro e milhões de cristais Swarovski, cúpulas cobertas de arabescos e uma iluminação mágica. À direita, o maior tapete do mundo, com 5700 m2, feito à mão durante dois anos, por quase 1200 tecelões persas (imagina um tapete do tamanho de onze campos e meio de basquetebol!)
_JPG.jpg)
.jpg)
_JPG.jpg)
_JPG.jpg)
* in, Moutinho, Mafalda, O Segredo das Pérolas Árabes, 1a edição, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2019.
Cap. IX - A Revolução Solar
A aventura termina com as surpreendentes revelações dos nossos heróis depois de concluírem a sua investigação, demonstrando, mais uma vez, serem excelente detetives, e contribuindo para salvar o nosso planeta das alterações climáticas. Estas são a maior ameaça que a humanidade jamais enfrentou na história, com consequências muito piores do que as guerras, os genocídios, os tsunamis, as epidemias, as doenças ou a fome, e devem-se, sobretudo, ao consumo de petróleo e de outros combustíveis fosseis.
_jp.jpg)

%20(Large)_JPG.jpg)
A tempestade de areia que Os Primos e os amigos vão presenciar a caminho do palácio presidencial. À direita, em baixo, a King Abdullah Bin Abdulaziz Al Saud Street, ao fundo dal qual se veem as Etihad Towers (também em cima) e a sede da ADNOC, a Companhia Nacional de Petróleo de Abu Dhabi, um dos arranha-céus ex libris da cidade. É ali, durante uma conferência internacional sobre o papel das empresas petrolíferas na proteção ambiental, que terão lugar as maiores revelações desta aventura.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
O Grande Salão do exuberante Qasr Al Watan, o Palácio da Nação, parece ter saído de uma fábula das mil e uma noites: cúpulas sumptuosamente decoradas com arabescos de ouro e lápis-lazúli, faustosos candelabros de cristal, paredes e teto com padrões tradicionais islâmicos perfeitamente simétricos em tons de azul, amarelo e branco, típicos da paisagem dos emirados, chão de mármore com lindos mosaicos e radiosamente polido.
_JPG.jpg)
O imenso complexo presidencial, de arquitetura mogol, com cúpulas, colunas, jardins e magníficos mármores brancos, fazendo recordar o Taj Mahal e a Grande Mesquita do Xeique Zayed, e dentro do qual se encontra o incomparável Qasr Al Watan.