Cap. I - Pedido de Ajuda Urgente

André encontra-se na biblioteca da escola, em Évora, a fazer investigação para o concurso de Arqueologia, cujo prémio é uma expedição ao México. A bibliotecária entrega-lhe um livro de um antigo explorador americano, John Lloyd Stephens, relatando a sua viagem ao Iucatão em 1842, repleta de segredos por descobrir. Antes de sair, André recebe uma mensagem eletrónica com um pedido de ajuda urgente, contendo um estranho vídeo e um símbolo enigmático: duas mãos vermelhas. Convencido de que a colega Beatriz foi raptada algures num pais tropical, o jovem pede ajuda às primas, Ana e Maria, para resolver o mistério.

3 - André na biblioteca (Large).jpg
4 - Archote (Large).jpg
2A - Mapa Mexico (Large).jpg

Ao ler trechos do livro Incidentes de Viagem no Iucatão, de John Lloyd Stephens, André sonha viver uma aventura no México, nas pegadas dos antigos exploradores americanos e ingleses e dos conquistadores espanhóis, criando archotes com o que a natureza lhe oferece, percorrendo subterrâneos  misteriosos e descobrindo velhos tesouros escondidos nas pirâmides e ruínas maias de Chichen Itza...

O Símbolo da Profecia Maia

Cap. V - Caça ao Tesouro - Nível I...

Cap. VI - Caça ao Tesouro - Nível II...

Cap. VII - Caça ao Tesouro - Nível III...

Cap. VIII - Caça ao Tesouro - Último...

 

Cap. II - Trabalho de Detetive

Juntas, Ana e Maria analisam as imagens do vídeo misterioso e, usando vários truques que lhes permitem fazer um excelente trabalho de detetive, descobrem que o incidente teve lugar no México, mais precisamente no Iucatão, região da qual se avista a constelação Cruzeiro do Sul e na qual vive um tipo de peru muito distinto, da espécie Agriocharis ocellata.

6 - Agriocharis ocellata (Large).jpg
Tacchino dello Yucatan 4b (Large).JPG
Croce del Sud 1.JPG
5 - Constelacao Cruzeiro do Sul (Large).

As imagens do peru (da espécie Agriocharis ocellata, endémica do Iucatão) e da constelação Cruzeiro do Sul, que as irmãs, Ana e Maria, analisam no vídeo misterioso e que lhes permitem descobrir o local exato onde Beatriz foi raptada.

 

Cap. III - Bem-vindos ao México!

Ana e Maria conseguem convencer os pais, os embaixadores Torres, a deslocarem-se ao México com André. Assim que a investigação do rapto de Beatriz começa, os três jovens logo se deparam com duas personagens muito sui generis: o sacerdote Chi Kaan, da antiga aldeia Maia perto do acampamento arqueológico, e o seu antipático ajudante, que os ameaçam depois de mencionarem a enigmática Grande Profecia Maia...

7 - Cabana Maia (Large).jpg
Capanna Maya (Medium).JPG
8 - Sacerdote maia e ajudante com Primos

As tradicionais cabanas maias nas quais Os Primos dormem, na zona arqueológica de Chichen Itza, e que se veem também na antiga aldeia maia onde os jovens se deparam com o sacerdote Chi Kaan e com o seu ajudante.

 

Cap. IV - Um Amigo Muito Especial

Os Primos conhecem o filho do sacerdote Chi Kaan, o índio Tikl,  que, embora viva normalmente na antiga aldeia maia, participa nas explorações arqueológicas e partilha a mesma cabana de André no acampamento. Para grande surpresa dos três, o rapaz revela possuir um superpoder muito especial...

DSC_0404 (Small) a.JPG
DSC_0406 (Small) a.JPG
DSC_0394 (Small) a.JPG
DSC_0398 (Small) a.JPG

Pormenores coloridos  no interior das cabanas de uma das antigas aldeias maias que inspiraram a autora Mafalda Moutinho (ao centro) a criar alguns dos cenários desta aventura no México,  no seio do Iucatão, e que hoje são visitadas por turistas de todo o mundo.

 

Cap. V - Caça ao Tesouro - Nível I: Os Daguerreótipos

Os Primos iniciam, assim, uma viagem repleta de suspense e aventura, com vários níveis, como num autêntico jogo de computador. Com a ajuda de Tikl, os jovens vão descobrir informações muito interessantes sobre o conteúdo de alguns daguerreótipos tirados quase dois séculos antes pelos exploradores Frederick Catherwood e Lloyd Stephens em várias ruínas maias espalhadas pelo Iucatão,  e nos quais aparecem duas misteriosas mãos vermelhas vistas também no vídeo de Beatriz.

10 - Chak Kab Puuk (Large).jpg
Chak Kab Puk.JPG

Chak Ka'a Pu'uk, a Colina das Mãos Vermelhas da história, na qual se esconde uma pirâmide maia camuflada pela vegetação tropical.

2B - Mapa Chichen Itza (Large).jpg

O mapa da zona arqueológica de Chichen Itza com pormenores das ruínas e da aldeia maia e Colina das Mãos Vermelhas da história.

9 - daguerreotipo (Large).jpg
daguerreotipo a.JPG

O famoso daguerreótipo inventado pelos franceses Daguerre e Niépce, um químico e um inventor, no século XIX, e usado por Stephens e Catherwood nas suas explorações pelo Iucatão.

 

Cap. VI - Caça ao Tesouro - Nível II: O Símbolo da Profecia Maia

Graças ao medo que tem das aranhas, Maria acaba por descobrir o código por detrás dos hieróglifos das mãos vermelhas.  Os Primos encontram assim uma passagem secreta que os levará até...

Os Primos em Chak Ka'a Pu'uk.jpg

A câmara no interior da pirâmide de Chak Ka'a Pu'uk na qual Os Primos descobrem a passagem secreta

11A - Hieroglifos (Large).jpg
11B - Hieroglifos (Large).jpg

Os hieróglifos das mãos vermelhas cujo código Maria decifra e que permitem aos jovens descobrir a passagem secreta.

 

Cap. VII - Caça ao Tesouro - Nível III: O Labirinto

Os Primos e Tikl encontram finalmente Beatriz, mas as surpresas não ficam por ali. Encontram também o esqueleto de um velho conquistador espanhol dentro de uma nova câmara secreta na qual se deparam com um mapa desenhado no tampo de uma espécie de mesa. Ou será de um altar? Ou talvez um...

14 - Mapa da Arca (Large).jpg
13 - Camara do Tesouro (Large).jpg

O mapa desenhado no tampo do altar da câmara secreta.

DSC_0197 (Medium).JPG

A exuberância da floresta tropical do Iucatão.

DSC_0135 (Medium).JPG
cenote a.jpg
DSC_0139 (Medium).JPG

Os cenotes incríveis com os quais Os Primos se deparam em Chichen Itza, maravilhas naturais com as quais já no passado Catherwood e Stephens se tinham deleitado e que nesta história se vão revelar muito importantes.

 

Cap. VIII - Caça ao Tesouro - Último Nível: As Quatro Chaves

Para desvendarem o último mistério, além de Chichen Itza, Os Primos e os seus novos amigos terão de se deslocar também a outras três áreas arqueológicas no Iucatão: Ek' Balam, Uxmal e Tulum. Só assim poderão obter as quatro chaves de que necessitam para abrir o...

Mafalda Moutinho (Os Primos) em Ek' Balam.jpg
15 - Ek Balam (Large).jpg
DSC_0370 (Small) a.JPG

A autora Mafalda Moutinho em Ek' Balam, no topo  da pirâmide onde se encontra o túmulo de Ukit Kan Le'k Tok', um dos governantes da antiga cidade maia a norte de Chichen Itza, e onde os três primos destemidos vão encontrar um dos objetos que procuram.

16 - Tulum (Large).jpg

El Castillo de Tulum, outra das ruínas famosas do Iucatão e um dos locais visitados pelos Primos, com as famosas iguanas.

DSC_0225 (Small) a.JPG

A  Autora Mafalda Moutinho dentro da água cor-de-laranja da reserva da Biosfera de Río Lagartos

DSC_0321 a (Small).JPG

E aqui, à entrada de Ek' Balam, examinando os pormenores do reino animal...

Tulum Catherwood (Small).jpg

El Castillo de Tulum, desenhado por Catherwood no século XIX.

DSC_0382 (Small) a.JPG
Mafalda Moutinho (Os Primos) em Tulum.jpg
DSC_0344 (Small) a.JPG

À direita e à esquerda, a autora Mafalda Moutinho em Ek' Balam, percorrendo os caminhos que lhe serviram de inspiração e que Os Primos também percorrem na história. Ao centro, a examinar uma iguana em Tulum.

DSC_0200 (Small) a.JPG

 Os magníficos flamingos da reserva da Biosfera de Río Lagartos.