O Mistério das Pepitas de Ouro

Cap. IV - Uma Surpresa...

Cap. V - Um Plano...

Cap. VI - Uma Partida muito...

Cap. VII - As Cinco...

Cap. VIII - O Acampamento...

Cap. IX - A Bactéria...

Cap. X - Os Fugitivos...

Cap. XI - A Vingança...

Cap. I - A Febre do Ouro

Os Primos  visitam São Francisco, uma cidade fundada em 1776 por colonos espanhóis,  que cresceu rapidamente devido à febre do ouro do século XIX. De repente, André vê um saco escondido no ramo de uma árvore e convence Ana e Maria a investigar. Os jovens descem do autocarro e poem-se à espreita. Quando o misterioso dono do saco aparece, decidem segui-lo, mas deparam-se com cada vez mais perguntas: o que estão um fato de mergulho e uma misteriosa maleta de metal a fazer dentro do saco?

2 - mapa  final (Medium).jpg

São Francisco, Santa Cruz, Monterey, Pebble Beach, 17 Mile Drive, Carmel, Henry Cowell Redwoods State Park, Stanford University, ilha de Alcatraz: esta é a viagem que Os Primos e os seus novos amigos fazem pela Califórnia para desvendarem O Mistério das Pepitas de Ouro.

IMG_0942 (Medium).JPG

O misterioso saco que André (e a autora Mafalda Moutinho) viram escondido no tronco de uma árvore, no parque de Washington Square, enquanto visitavam São Francisco a bordo de um autocarro turístico.

4 - Saco na arvore  final (Medium).jpg

Curiosos, Os Primos põem-se à espreita até verem aparecer o dono do saco...

P8032500 (Medium).JPG
IMG_0950 (Medium).JPG
P8032487 (Medium).JPG

A famosa Transamerica Pyramid, um dos ex-libris  de São Francisco e o arranha-céus mais alto e original da cidade, graças à sua forma piramidal. É perto dela que Os Primos se vão deparar com as primeiras surpresas relativamente ao misterioso dono do saco. O edifício foi desenhado pelo arquiteto William Pereira, um americano de ascendência portuguesa.

SNC04434 (Medium).jpg
Mafalda Moutinho (Os Primos) em São Francisco
P8042558 (Medium).JPG

A utora Mafalda Moutinho (ao centro) num dos típicos cable cars de São Francisco, carros de cabos, muito parecidos com os elétricos de Lisboa, e que também fazem parte da história.

P8042561 (Medium).JPG
SNC04427 (Medium).jpg
IMG_0954 (Medium).JPG

Curiosidades de São Francisco: as motos e os seus originais condutores, os carros de patrulha que vemos nos filmes americanos e as ruas muito inclinadas da cidade, tantas vezes utilizadas em cenas de perseguição nos filmes de Hollywood e que dão ideias divertidas ao André.

 

Cap. II - O Geniozinho

Os Primos conhecem Tiffany Morgan, uma jovem americana de famílias extremamente ricas e personalidade enigmática, a bordo do autocarro turístico, mas voltam a cruzar-se com ela um pouco mais tarde, durante um episódio muito estranho. Tiffany acaba por revelar-lhes alguns pormenores da sua vida que os deixam de boca aberta e os quatro jovens logo se tornam amigos. Bem, mais ou menos...

3 - Tiff e Andre  final.jpg

Tiffany, a jovem que André conhece a bordo do autocarro turístico e com a qual terá de resolver alguns problemas ao longo da história.

bushman 2 (Medium).jpg
5 - Bushman  final.jpg

O famoso Bushman de São Francisco, com o qual Ana e Maria se cruzam de repente devido a mais uma das partidas do divertido André.

IMG_0925 (Medium).JPG
a autora Mafalda Moutinho na ponte Golden Gate em São Francisco.jpg
P8032518 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho durante as suas viagens de investigação para O Mistério das Pepitas de Ouro, desta vez num gélido (e típico) verão em São Francisco. Por trás, a famosa ponte Golden Gate, tão parecida com a ponte 25 de Abril portuguesa. Na verdade, a ponte portuguesa foi construída pela mesma empresa que construiu a outra ponte famosa da cidade californiana, a San Francisco-Oakland Bay Bridge (à direita).

P8052577 (Medium).JPG

A colorida Chinatown de São Francisco, que Os Primos visitam.

P8022453 (Medium).JPG
SNC04381 (Medium).jpg

O famoso Pier 39 no final de Fisherman's Wharf, o conhecido bairro na baía de São Francisco, onde os habituais leões-marinhos  gostam de descansar.

 

Cap. III - O Amigo Virtual

Para avançarem com a investigação, Tiffany propõe aos Primos contactar o seu amigo José, um pirata informático de origens índias, mais precisamente Ohlone, que conheceu na Internet, e que lhes dará todas as informações necessárias sobre Jeremy Wood, o misterioso homem do saco na árvore. André não fica muito satisfeito, pois Tiffany nunca viu o rapaz, mas acaba por aceitar. Descobrem, assim, que o homem trabalha para a Golden Planet e que estará presente numa conferência em Pebble Beach, no dia seguinte. Mais uma vez, resolvem segui-lo, mas recebem uma ameaça inesperada...

6 - Panorama de Alcatraz e Golden Gate
SNC04407 (Medium).jpg

Ana, Maria, André e Tiffany no Aquatic Park de São Francisco a discutir o enigmático caso e os próximos passos a dar, enquanto observam a ponte Golden Gate, a ilha de Alcatraz e uns corpos misteriosos dentro de água...

P8032546 (Medium).JPG

A ilha de Alcatraz e o catamaram da equipa Luna Rossa durante a America's Cup de 2013.

7 - logotipo  final.jpg

O logotipo da Golden Planet, um organismo independente dedicado à defesa do meio ambiente para o qual trabalha Jeremy Wood.

image001.gif

A ameaça que os jovens recebem através da Internet por meterem o nariz onde não são chamados e que, em vez de os demover, os leva a investigar cada vez mais. Ou não fossem Os Primos os mais famosos Detetives Exploradores Intrometidos, cujo lema é precisamente meter o nariz em todo o lado e resolver qualquer caso, mesmo os impossíveis!

 

Cap. IV - Uma Surpresa em Pebble Beach

André continua a desconfiar de José e o capítulo começa com mais uma discussão entre ele e Tiffany, que defende o amigo. No dia seguinte, os jovens partem em direção a Pebble Beach. Pelo caminho, André e Tiffany fazem as pazes e o rapaz pesquisa sobre a febre do ouro na Califórnia. Tiffany conta-lhes a história de James W. Marshall, o primeiro homem a descobrir ouro no Golden State e cuja sorte, porém, depressa se transformou em azar. Ao passarem por Santa Cruz, recebem uma nova ameaça e o capítulo acaba com uma nova discussão entre André e Tiffany, já em Pebble Beach, novamente por causa de José, que aparece de repente na pousada...

8 - instrumentos ouro  final.jpg

Os utensílios necessários para fazer prospeção de ouro: bateias, crivos, baldes, pás e picaretas. Além disso, são precisos também tempo, paciência e muita sorte...

P8072656 (Small).JPG
9 - Rocha focas e aves   final.jpg

A autora Mafalda Moutinho fotografa a Bird Rock da 17 Mile Drive, uma rocha repleta de aves marinhas, focas e leões-marinhos.

image001.gif

A nova mensagem de ameaça que os jovens recebem no tablet de Tiffany, ao chegarem a Santa Cruz.

P1000459 (Small).JPG

Santa Cruz

P1000499 (Small).JPG
P1000498 (Small).JPG

As Cheerleaders que Os Primos veem praticar alguns saltos arriscados na praia de Santa Cruz.

P8062632 (Small).JPG
P8062620 (Small).JPG
P8062618 (Small).JPG

O famoso parque de diversões de Santa Cruz por onde Os Primos passam, com a Giant Diapper, a célebre montanha-russa de madeira, a bola de fogo, a torre, o teleférico, o castelo assombrado, etc.

P1000456 (Small).JPG
P1000457 (Small).JPG

O skatepark que Os Primos veem na cidade balnear de Santa Cruz e onde os skaters (skateboarders) praticam este arriscado, mas divertido desporto.

P1000098 (Small).JPG
P8102800 (Small).JPG

Algumas curiosidades automobilísticas de Santa Cruz: faróis com pestanas e um típico carro de bombeiros.

P1000166 (Small).JPG
P1000178 (Small).JPG
P1000208 (Small).JPG

A entrada na zona da 17 Mile Drive, o famoso campo de golfe Spyglass Hill a meio do percurso, e um exemplo das magníficas fauna e flora da região.

P1000214 (Small).JPG

Os ciprestes típicos da península de Monterey. Por causa deles o terreno da cidade de Carmel é bastante acidentado o que levou a câmara municipal a proibir o uso de saltos altos. Para os usar é necessária uma autorização especial...

P1000218 (Small).JPG

O famoso Lone Cypress, o velho cipreste com mais de 250 anos e a atração mais fotografada das redondezas.

P1000190 (Small).JPG

Uma placa informativa na 17 Mile Drive que explica o que fazer em caso de tsunami.

P1000236 (Small).JPG
Mafalda Moutinho (Os Primos) no Pebble Beach Golf Links.jpg

Pebble Beach Golf Links, talvez o campo de golfe mais famoso e espetacular  dos EUA... É a segunda etapa desta aventura.

P1000301 (Small).JPG
Mafalda Moutinho (Os Primos) na 17 Mile Drive.jpg
P1000304 (Small).JPG

A autora Mafalda Moutinho nas praias magníficas (embora um pouco frias) da 17 Mile Drive.

P1000313 (Small).JPG
P1000322 (Small).JPG
P1000325 (Small).JPG
P1000358 (Small).JPG
P1000356 (Small).JPG
Mafalda Moutinho (Os Primos) no Big Sur.jpg

As paisagens e a fauna incríveis do Big Sur, a sul da península de Monterey, por onde Os Primos e a autora Mafalda Moutinho passaram depois de desvendarem O Mistério das Pepitas de Ouro.

 

Cap. V - Um Plano (quase) Brilhante

No dia seguinte, reconhecem Jeremy Wood a nadar na praia e resolvem esboçar um plano para se infiltrarem no seu quarto e procurarem a misteriosa maleta que não tinham conseguido abrir em São Francisco. Decidem aproveitar o jogo de golfe que o homem tinha programado com um magnata às duas da tarde: as raparigas infiltram-se no seu quarto, enquanto os rapazes se encarregam de fazer de guardas, espiando Jeremy Wood e o magnata. Mas o plano não corre exatamente como os jovens esperam...

11 - Ana Maria e Tiffany no quarto  fina
PBGL room.jpg

O quarto de Jeremy Wood no qual Ana, Maria e Tiffany se infiltram para descobrirem o que contem a misteriosa maleta de metal.

P1000255 (Medium).JPG

A magnífica pousada do Pebble Link Golf Links com o seu majestoso Terrace Lounge, onde os jovens veem aparecer José no dia anterior. É na praia defronte que  reconhecem Jeremy Wood a nadar e é aqui que André mete de novo a pata na poça com  Tiffany.

10 - Esquema Golfe  final.jpg

Enquanto os rapazes fazem de guarda e espiam Jeremy Wood e o magnata Andrew Mclean durante a sua partida de golfe, André aproveita para dar  algumas noções sobre a sua nova paixão desportiva a José, explicando-lhe o que são o tee, o rough, o fairway, o green, os bunkers, e o que significa  fora de limites...

 

Cap. VI - Uma Partida muito... Colorida

Os jovens descobrem finalmente o conteúdo da maleta, mas ainda sabem pouco sobre Jeremy Wood, que desaparece de repente. André concebe, assim, um novo plano: decide tomar o lugar do homem na partida de golfe interrompida com o magnata e tentar perceber que tipo de negócios há entre os dois. Vai tratar-se de uma partida muito... colorida!

12_-_André_José_e_Andrew_no_Campo_de_Gol
P8072671 (Medium).JPG

Uma das cenas da partida de golfe entre André e o magnata americano, com a (des)ajuda de José, num dos buracos do Pebble Beach Golf Links...

P1000242 (Medium).JPG
Mafalda Moutinho no buraco 18 do Pebble Beach Golf Links.jpg
P1000243 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho à  frente do famoso 18o. buraco do Pebble Beach Golf Links onde André tem uma exibição inesperada perante Ana, Maria e... Tiffany.

image001.gif

E no final do capítulo, uma nova ameaça...

 

Cap. VII - As Cinco Empresas Douradas

Os jovens ficam muito curiosos com a estranha peça que encontram dentro da maleta e perguntam-se para que servirá. Entretanto descobrem que, apesar do que José lhes tinha assegurado, Jeremy Wood não trabalha apenas para a Golden Planet, mas para todas as cinco empresas com sede na Transamerica Pyramid. O que terão estas cinco empresas em comum? E porque não lhes deu o índio a informação correta?

13 - peca da maquina  final.jpg

A misteriosa peça que os jovens encontram dentro da maleta de metal. Para que servirá?

IMG_0960 2 (Medium) (2).JPG
15 - Esquema empresas cap VII.jpg

As cinco empresas que, na história, têm  sede na Transamerica Pyramid e para as quais Jeremy Wood trabalha. O que terão em comum?

 

Cap. VIII - O Acampamento no Parque das Sequoias

A aventura continua e os jovens decidem ir até à Universidade de Stanford falar com um antigo  professor de Jeremy Wood para descobrirem mais informações sobre ele. Pelo caminho, acampam no Henry Cowell Redwoods State Park onde assistem a uma reunião secreta entre Wood e um índio e onde André arranja finalmente coragem para se aproximar de Tiffany. Será que consegue dizer-lhe o que pensa dela?

14 - acampamento 2.jpg
parque.jpg

O local onde os jovens acampam no Henry Cowell Redwoods State Park e onde obtêm informações muito importantes para resolverem o estranho caso.

praia 1.jpg
arvores 2.jpg

As incríveis sequoias com mil e quinhentos anos de idade e mais de oitenta e cinco metros de altura e o Garden of Eden, que José mostra a Tiffany e aOs Primos, no interior do Henry Cowell Redwoods State Park. É aqui que o jovem lhes conta que os antigos índios Ohlones falavam a língua Awaswas, viviam naquelas terras sem causar impacto negativo ao ambiente, colhendo apenas aquilo de que precisavam e respeitando a natureza. Até chegarem os espanhóis em 1769...

 

Cap. IX - A Bactéria das Pepitas de Ouro

No dia seguinte, os cinco jovens chegam à universidade de Stanford e falam com o antigo professor de Jeremy Wood, que finalmente lhes revela elementos muito interessantes sobre o passado do misterioso homem e... sobre a Bactéria das Pepitas de Ouro...

16 - laboratorio  final.jpg
P1000613 (Medium).JPG

A Oval, o extenso relvado em forma de ovo no final da Palm Drive e um dos parques de estacionamento da prestigiada universidade de Stanford, onde Os Primos falam com um antigo professor de Jeremy Wood.

P1000620 (Medium).JPG
P1000626 (Medium).JPG
P1000622 (Medium).JPG
P1000627 (Medium).JPG
P1000632 (Medium).JPG
P1000633 (Medium).JPG

A Memorial Church, a belíssima igreja de arquitetura românica e pormenores bizantinos, no interior da universidade, que deixa Os Primos de boca aberta

P1000636 (Medium).JPG
Mafalda Moutinho na universidade de Stanford.jpg
P8132865 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho em frente ao Memorial Court da universidade de Stanford. À esquerda e à direita, as magníficas arcadas do Main Quad.

 

Cap. X - Os Fugitivos de Alcatraz

É na famosa ilha de Alcatraz, de onde ninguém escapa, que o mistério se resolve após mais uma cena arriscada...

17 - Alcatraz  final (Medium).jpg
ilha de alcatraz pormenor.jpg
1 - capa 9 (Medium).jpg

A famosa ilha de Alcatraz, a antiga prisão americana da qual nunca ninguém escapou... exceto os três Fugitivos de Alcatraz, que enganaram os guardas, fazendo-os pensar que estavam deitados na cama a dormir. Para isso, usaram um estratagema excelente: fizeram cabeças de papel pintadas, com cabelos verdadeiros, que pareciam autênticas. Depois foi só colocá-las na cama e usar almofadas, cobertas com lençóis, a fazer de corpo... Até hoje, os três nunca foram encontrados e a Polícia ainda anda à procura deles..

 

Cap. XI - A Vingança dos Índios

Do que se tratará?...

indians in alcatraz.jpg

O cartaz na entrada da antiga prisão americana que cobre o slogan INDIANS WELCOME, INDIAN LAND, na ilha de Alcatraz, que os índios defendem pertencer-lhes por direito, nos termos do acordo de Fort Laramie, de 1868, entre os EUA e os índios Sioux. Este acordo concedia aos índios o direito a toda a propriedade federal que tivesse deixado de ser utilizada e que outrora tivesse pertencido aos nativos americanos. Em 1969, um grupo de aborígenes ocupou a ilha durante dezanove meses, mas acabaram por ser expulsos em 1971, sem obterem o que pretendiam.

P8032546 (Large).JPG
19 - supermaquina  final.jpg

A prisão, agora fechada, da ilha de Alcatraz. E para que servirá este estranho veículo?...

 

Ilustrações de Umberto Stagni

© Mafalda Moutinho Todos os Direitos Reservados

©Mafalda Moutinho All rights reserved