O Caso do Último Dinossauro
Cap. VI - A Pista do Dinheirosaurus...
Lista de Dinossauros e Elementos Naturais utilizados n'O Caso do Último Dinossauro
Cap. I - Uma Partida Do Destino
André é escolhido para participar nas escavações de Paleontologia da Lourinhã e decide convidar as primas. Entretanto dá-se um roubo muito peculiar no museu da vila... Os ladrões assaltam o cofre e levam alguns embriões de Lourinhanosaurus e fósseis de Spinosaurus. Mas não é tudo. Deixam para trás uma estranha pista: um velho jornal científico retirado dos arquivos do museu e que contém um artigo de 1911 sobre uma antiga descoberta paleontológica, precisamente no Egito, onde Ana e Maria estão a viver.
Cap. II - Vidas Cruzadas
Os Primos combinam a primeira reunião à distância, entre o Cairo e a Lourinhã para discutirem o caso.
Surgem as primeiras teorias sobre o roubo: terão os assaltantes intenção de utilizar os embriões roubados para tentar recriar um dinossauro?...
André acha que não e dá às primas as explicações que recebeu de Orlando, o seu novo amigo, filho do mais célebre paleontólogo português.
Entretanto, Ana e Maria vão até ao Museu de Geologia Egípcio, no Cairo, e conhecem o enigmático Doutor Badawi que lhes entrega uma caixa com parte da correspondência trocada entre paleontólogos no início do século XX.
As duas irmãs analisam as cartas e descobrem algo muito interessante...
No início da aventura, Ana e Maria estão no Cairo e André em Évora, por isso Os Primos têm de comunicar à distância para discutirem o caso entre si.
Cap. III - A Lista dos Suspeitos
Ana e Maria deixam o Cairo e partem para a Lourinhã a fim de participarem nas escavações. Ali conhecem finalmente Orlando que lhes faz uma visita guiada ao Museu de Paleontologia e as impressiona com pormenores interessantíssimos sobre os dinossauros expostos e sobre as incríveis descobertas feitas na zona.
Réplica de um Stegosaurus encontrado no Wyoming, nos EUA, que serviu de inspiração para o desenho da capa e para um desenho interno. Na foto temos o paleontólogo Octávio Mateus a segurar um fémur de um Dacentrurus armatus português (tal como Orlando, na história), e a explicar que, comparando os fémures do Stegosaurus com o do Dacentrurus armatus, o dinossauro português era muito maior do que o americano...
Cap. IV - A Rota dos Dinossauros
Orlando leva Os Primos a percorrer a Rota dos Dinossauros de bicicleta, mostrando-lhes os locais das descobertas paleontológicas. Conhecem o criptozoólogo Mosser, que defende que os dinossauros não se extinguiram por completo e que mesmo ali, em Paimogo, poderá existir uma espécie desconhecida. No final de uma discussão sobre a Teoria da Evolução de Darwin e sobre a relação entre pássaros e dinossauros, os jovens ouvem ruídos estranhos e encontram uma pegada misteriosa...
O caminho que os jovens percorrem na história: 1 - Lourinhã (onde se encontram o Museu da Lourinhã, a igreja de Santa Maria do Castelo e o Cruzeiro); 2 - Praia do Areal; 3 -Praia do Caniçal; 4 - Forte e Praia de Paimogo; 5 - Jazida de Paimogo (onde foi encontrado o ninho de ovos de Lourinhanosaurus antunesi; 6 - Porto Dinheiro (onde foi descoberto o Dinheirosaurus lourinhanensis).
Cap. V - O Mistério das Pegadas
Se os crocodilos, as tartarugas e os tubarões sobreviveram até hoje, por que razão não poderão algumas espécies de dinossauros sobreviver também? As opiniões dividem-se e o debate intensifica-se quando os jovens mencionam a misteriosa pegada. Mosser revela que ele próprio descobrira ossos, pegadas, vultos e barulhos estranhos nas arribas. Tenta prová-lo com fotografias esbatidas, testemunhos de agricultores e documentos sobre lendas tradicionais, como a de Nossa Senhora da Pedra da Mua, em Cabo Espichel. Começa a esboçar-se a Teoria do Último Dinossauro, mas a discussão é interrompida por uma má notícia: um dos quadros do Mestre da Lourinhã acaba de ser roubado da Sala do Despacho da vila…
Cap. VI - A Pista do Dinheirosaurus e o Acidente nas Arribas
Os Primos, Orlando e Ricardo, participam numa atividade noturna de caça à cache nas arribas, com a ajuda de um dispositivo de GPS. A atividade torna-se arriscada quando uma inesperada tempestade de verão lhes faz perder o sinal dos satélites. Quase às escuras, tentam seguir as instruções da cache, mas Ricardo cai pela arriba abaixo e não será fácil salvá-lo. Acabam por se abrigar no Forte de Paimogo onde voltam a ouvir ruídos estranhos. Os jovens encontram uma arca de madeira cheia de ossos e de réplicas de fósseis, mas infelizmente não vão poder analisá-la porque um grupo de contrabandistas aparece de repente e a transporta de barco até às Ilhas Berlengas, enquanto os jovens observam, escondidos no forte.
Cap. VII - A Jangada
O grupo acaba por descobrir um enorme fóssil de dinossauro e as atenções voltam a concentrar-se nas escavações. Monta-se um acampamento no topo da arriba e fazem-se turnos para guardar a jazida de noite. Quando, finalmente, conseguem separar o bloco onde se encontra o fóssil da rocha, e prepará-lo para ser transportado, deparam-se com um problema enorme: o bloco pesa quase trezentos quilos. A ideia brilhante que vai permitir transportá-lo até ao laboratório parte de André: trata-se de uma jangada um pouco estranha, e baseou-se num episódio verdadeiro...
Cap. VIII - O Caso do Último Dinossauro
Mosser defende a teoria da existência de um dinossauro não extinto, que vagueia pelas arribas de Paimogo e que pertence a uma espécie jamais estudada, o Cryptognososaurus legendarius. Os indícios são vários: testemunhos de agricultores, a lenda de Nossa Senhora da Pedra da Mua, a interpretação iconológica de um dos quadros do Mestre da Lourinhã e os ossos de um curioso animal que entretanto desaparecem… As opiniões dividem-se: existirá, de facto, um dinossauro vivo nas arribas?
Com a ajuda da Palinologia Forense, de palavras-cruzadas e do desenho de um rapazinho que vive nas arribas, Os Primos investigam as causas dos misteriosos indícios e acabam por descobrir o verdadeiro Cryptognososaurus legendarius…
As misteriosas palavras-cruzadas criadas pelo avô de Orlando, cruciais na resolução do caso. Se queres tentar fazê-las, clica aqui.