O Beduíno
Mafalda Moutinho viveu quase um ano inteiro no Cairo, viajando com colegas por todo o Egito e por terras vizinhas, como Israel e Jordânia.
Petra, a Cidade Rosa
Este episódio baseou-se na viagem inesquecível que a autora e os amigos fizeram à Jordânia. As escadarias intermináveis inspiraram alguns comentários e brincadeiras do André e as explicações dos guias revelaram-se muito úteis para a história.
Wadi Rum
A rocha na qual Ana descobre uma das pistas do mistério foi inspirada na rocha que um dos beduínos mostrou a Mafalda Moutinho no meio do deserto de Wadi Rum. Esta rocha tinha um mapa misterioso gravado...
O Mosteiro de Santa Catarina
O Mosteiro de Santa Catarina é o local onde Os Primos descobrem o pergaminho do Mosaico da Rosa debaixo da sarça ardente de Moisés. Estes foi um dos episódios que Mafalda Moutinho mais gostou de escrever. Baseou-se numa visita guiada a este monumento incrível, cheio de história e citado em muitos livros, tais como a Bíblia. A inspiração para a cena da Casa dos Crânios veio de uma sala a abarrotar de Crânios que existe realmente e que põe os cabelos em pé a todos os visitantes.
Acidente Subaquático
O Acidente Subaquático foi inspirado nas inúmeras visitas a Sharm El Sheik e à Reserva Natural de Ras Mohammed, que a autora Mafalda Moutinho explorou de barco. O acidente do Raul baseou-se num percalço verdadeiro ocorrido com um dos seus amigos ingleses que entrou em pânico quando a sua barbatana ficou presa num coral…
O Mistério Resolve-se em Khan El Khalili
...Num dos mais característicos e famosos mercados egípcios, sede do famoso café Nagib Mafouz e onde se encontram as shishas (cachimbos de água), os bazares das especiarias, as gialabiyya (túnicas) egípcias e inúmeros vendedores ambulantes...