top of page

Cap. I - O Alfarrabista Genovês

André conta às primas que o Salvator Mundi, uma obra de Leonardo da Vinci, acabou de ser vendida num leilão em Nova Iorque, tornando-se o quadro mais caro do mundo. Curiosos, Os Primos visitam um alfarrabista, mas quando lhe dizem que procuram um manuscrito de Cristóvão Colombo, este tem uma reação muito estranha. Os Primos descobrem então que seis pessoas ali estiveram na semana anterior com o mesmo pedido, e todas elas desapareceram misteriosamente...

P1080505 (Large).JPG
4 - alfarrabista.jpg
P1080575 (Large).JPG
3 - Salvator Mundi (Large).jpg

Ana, escondida debaixo da secretária, na história do livro, e algumas prateleiras repletas de misteriosos livros e outros objetos antigos  na verdadeira Libreria Antiquaria, no centro de Génova, na qual a autora Mafalda Moutinho se inspirou. À direita, o Salvator Mundi, de Leonardo da Vinci, cuja incrível e enigmática história dá início a mais uma extraordinária aventura dos nossos heróis.

Mafalda Moutinho com o alfarrabista Zeffirino Zali em Génova.jpg
P1070527 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho ao lado do alfarrabista Zeffirino Zali, no qual se inspirou para criar a personagem do misterioso alfarrabista Zanini, numa exposição de livros antigos no Palazzo Ducale, em Génova, e em frente à verdadeira Libreria Antiquaria, na Via Garibaldi.

Cap. I - O Alfarrabista Genovês

Cap. II - Os Seis Desaparecidos

Nervoso e assustado, o alfarrabista leva os jovens pelas vielas da cidade e revela-lhes os pormenores do estranho caso, falando-lhes de dois misteriosos manuscritos recém-descobertos,  um de Cristóvão Colombo e outro de Leonardo da Vinci. Os Primos descobrem então que os dois renascentistas tinham praticamente a mesma idade e que, segundo os manuscritos, tinham estado em Génova no mesmo dia, em agosto de 1493. Mas querem saber porquê e decidem investigar...

6 - anagrama e assinatura.jpg
5 - caruggi.jpg
P1080506 (Large).JPG

O anagrama de Colombo, cujo significado até hoje permanece um mistério, e os caruggi, as vielas de Génova em dialeto genovês, pelas quais o alfarrabista leva Os Primos.

P1070033 (Large).JPG
7 - aquario.jpg
P1070020 (Large).JPG

Para evitar ser ouvido por estranhos enquanto lhes revela os pormenores do caso, o alfarrabista acaba por entrar no famoso aquário de Génova, mas mesmo ali receia que as paredes tenham ouvidos... À direita, a autora Mafalda Moutinho com o filho, no aquário.

P1080284 (Large).JPG
Piazza della Meridiana (Large).jpg
P1080283 (Large).JPG

Alguns dos locais em Génova onde se passa esta aventura: Piazza Caricamento, Piazza della Meridiana e o antigo Banco di S. Giorgio, onde Cristóvão Colombo tinha uma conta bancária no século XV...

Cap. II - Os Seis Desaparecidos

Cap. III - Os Manuscritos de Colombo

Os Primos decidem investigar a vida de Cristóvão Colombo e de Leonardo da Vinci, esperando descobrir uma ligação entre ambos que possa explicar a presença deles em Génova no mesmo dia, em agosto de 1493, e para isso leem tudo o que conseguem na Internet, enquanto almoçam numa tasca da cidade. Ficam, por exemplo, a saber que muito do que se sabe hoje sobre Colombo só foi descoberto séculos depois da sua morte. Mas enquanto estão distraídos, alguém lhes deixa uma mensagem enigmática...

P1080897 (Large).JPG
8_-_Chegada_à_ilha_de_São_Salvador.jpg
P1080896 (Large).JPG

Desembarque da nau Santa Maria e das caravelas Pinta e Santa Clara na ilha de São Salvador, a primeira que Cristóvão Colombo encontrou quando chegou ao Novo Mundo, em 1492 (Museu do Mar Galata, em Génova).

13_-_Carta_de_Cristóvão_Colombo.jpg
P1070064 (Large).JPG
da vinci manuscritto (Large).jpg

Página do Livro Copiador, um livro com nove cartas  escritas por Colombo aos reis de Espanha, nas quais o genovês relata as várias viagens de exploração, e que apenas foi descoberto em Espanha em 1985 e agora faz parte dos Arquivos Nacionais do país. Ao centro, uma estátua de Colombo em Santa Margherita Ligure, na Riviera Italiana. À direita, um famoso manuscrito de da Vinci, o Homem vitruviano, onde se pode ver a habitual escrita da direita para a esquerda, em espelho, do renascentista, provavelmente para evitar que lhe roubassem as ideias.

Cap. III - Os Manuscritos de Colombo

Cap. IV - Perguntem à Viúva

Os Primos conhecem o ajudante do alfarrabista, Pietro, que lê muito e parece ter sempre uma história para lhes contar sobre tudo, enquanto investigam o caso pelas ruas da cidade. Conta-lhes, por exemplo, a razão pela qual existem tantas janelas falsas em Génova e revela-lhes onde foram inventadas as calças de ganga. Mostra-lhes também uma cópia dos misteriosos manuscritos de Colombo e da Vinci, mas Ana não simpatiza muito com ele...

P1080534 (Large).JPG
11 - trompe l'oeil.jpg
P1080537 (Large).JPG

Exemplos de janelas falsas em Génova, pintadas nas paredes usando o famoso trompe l'oeil. A história narra que em 1798, precisando de fundos, a República Lígure decidiu ir buscá-los ao bolso das famílias mais ricas, inventando uma taxa que recaía sobre edifícios com mais de cinco janelas, o chamado Imposto Patriótico sobre as Janelas. Para evitar pagar o imposto, os cidadãos decidiram emparedar as janelas a mais, pintando outras a fingir por cima.

9 - manuscrito de Colombo.jpg
10 - Manuscrito 2.jpg

Manuscritos de Colombo (à esquerda) e de da Vinci (à direita), que Pietro fotocopiou antes de estes desaparecerem e que mostra aos Primos. Ambos têm a mesma data: 3 de agosto de 1493. Será que Colombo e Leonardo se encontraram? E se sim, porquê?...

P1080480a (Large).jpg
P1080984 (Medium).JPG
P1080997 (Medium).JPG

A Via Garibaldi, antigamente chamada Strada Nuova, construída a partir de 1550 pelas grandes famílias de Génova com as enormes riquezas acumuladas durante o século de ouro dos genoveses (acima e embaixo).

P1070534 (Medium).JPG
P1070530 (Medium).JPG
P1080482a (Large).jpg

É nesta rua que se encontram os riquíssimos palacetes que Os Primos visitam com Pietro em busca de pistas para resolver o caso, como o Palazzo Doria-Tursi, o Palazzo Rosso e o Palazzo Bianco (embaixo).

P1070443 (Medium).JPG
P1080495 (Large).JPG
P1080494 (Large).JPG

Escadaria do Palazzo Doria-Tursi que leva do átrio ao mezanino, e as duas arcadas laterais da loggia, decoradas com uma série de colunas e um belíssimo espaço aberto ao meio, visitados pelos Primos na história.

P1070425 (Medium).JPG
P1070428 (Medium).JPG
P1070414 (Medium).JPG

Palazzo Doria-Tursi: interiores (sala degli Arazzisala delle collezioni di ceramica).

P1070462 (Medium).JPG
P1080996 (Medium).JPG
P1090009 (Medium).JPG

Palazzo Doria-Tursi: os jardins externos.

P1080995 (Medium).JPG
P1090010 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho frente ao Palazzo Rosso, visto dos terraços do Palazzo Doria-Tursi.

P1070503 (Medium).JPG
P1070505 (Medium).JPG
P1070513 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho a visitar os magníficos apartamentos do Palazzo Rosso.

P1070522 (Medium).JPG
P1070515 (Medium).JPG
P1070509 (Medium).JPG

Frescos nos apartamentos do Palazzo Rosso.

Cap. IV - Perguntem à Viúva

Cap. V - Um Rosto Desconhecido

Os Primos vão até ao Museu do Mar à procura de mais pistas e veem um retrato de Colombo que lhes revela uma informação muito importante. Graças a ela, e à  lenda do retrato perdido de Colombo que Pietro lhes conta, Ana tem uma ideia que pode explicar a razão pela qual Colombo e da Vinci se encontraram em Genova em 1493...

Mafalda Moutinho no museu do Mar Galata em Génova.jpg
14 - Museu do Mar.jpg
urna ceneri di colombo (Large).jpg

A autora Mafalda Moutinho no museu do Mar Galata, em Génova. Ao centro, também no museu, Os Primos acabam de descobrir uma informação muito importante sobre Colombo que os ajudará a desvendar o caso. À direita, uma urna com parte dos restos de Colombo, no mesmo museu.

enrico-(giovanni-e.)-waymer-ritratto-di-
12 - Retrato do doge.jpg
Domenico_Canevaro-doge_di_Genova_(1742-1

Retratos de doges genoveses (à esquerda e à direita). Ao centro, retrato do antepassado de uma antiga família, os Sori, que os jovens veem dentro de um riquíssimo palacete dos Rolli de Génova e que se revelará uma pista fundamental para resolver o caso. Consegues perceber porquê?

carta colombo (Large).JPG
13_-_Carta_de_Cristóvão_Colombo.jpg
P1080887 (Large).JPG

Carta de Cristóvão Colombo, escrita pela sua mão (à esquerda e ao centro), e Livro dos Privilégios (à direita), no qual o genovês juntou todos os documentos notariais a comprovar a sua descoberta do Novo Mundo e a lista dos direitos que a Coroa Espanhola lhe atribuíra e depois decidiu retirar-lhe (ambos no Museu do Mar Galata, em Génova).

P1070431 (Medium).JPG
P1070438 (Medium).JPG
P1070489 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho no salão nobre do Palazzo Doria-Tursi a observar o esplêndido fresco pintado no teto, com Cristóvão Colombo perante os reis de Espanha após regressar da primeira viagem de descoberta do Novo Mundo. À direita, o explorador acorrentado, no regresso da terceira viagem (Palazzo Rosso).

P1080314 (Large).JPG
P1080296 (Large).JPG
P1080286 (Large).JPG

O que Os Primos veem em Genova, enquanto investigam o caso d'A Carta Secreta de Colombo: o famoso galeão Neptune, construído como cenário para o filme Piratas, de Polanski, e a Biosfera do arquiteto Renzo Piano, no Porto Antico da cidade.

P1080972 (Medium).JPG
P1070541 (Medium).JPG
P1070536 (Medium).JPG

A autora Mafalda Moutinho na Piazza Ferrari (esquerda e centro). À direita, a elegante Via XXV Aprile, onde se encontra a aparatosa livraria do Sr. Parodi, na história.

Cap. V - Um Rosto Desconhecido

Cap. VI - A Carta Secreta de Colombo

Ana zanga-se com Pietro por este não lhes ter falado na lenda do retrato perdido de Colombo, pois esta talvez seja a chave para explicar todo o caso. Os Primos decidem caminhar sozinhos para clarear as ideias e visitam a Lanterna de Génova, mas Maria acha que estão a ser seguidos. Resolvem regressar  à Libreria Antiquaria e é então que, depois de desvendarem um enigma, descobrem duas cartas misteriosas dentro de um esconderijo. Uma delas é uma carta de Cristóvão Colombo de que nunca ninguém ouviu falar e que revela um segredo incrível...

Libreria Antiquaria (Large).jpg
15 - urna.jpg
P1070468 (Medium).JPG
P1070474 (Medium).JPG

Os Primos descobrem a carta secreta de Colombo (ao centro), que se encontra escondida na Libreria Antiquaria (à esquerda), depois de visitarem o farol, símbolo da cidade, a Lanterna de Génova (à direita, a utora Mafalda Moutinho e a famosa Lanterna). Em baixo, o incrível panorama de Génova antiga, visto do terraço do Palazzo Rosso.

P1070450 (Medium).JPG
P1070453 (Medium).JPG
P1070456 (Medium).JPG
P1070460 (Medium).JPG
P1070451 (Medium).JPG
P1070454 (Medium).JPG
P1070457 (Medium).JPG
P1070461 (Medium).JPG
P1070452 (Medium).JPG
P1070455 (Medium).JPG
P1070459 (Medium).JPG
P1070464 (Medium).JPG
Cap. VI - A Carta Secreta de Colombo

Cap. VII - A Fotografia

Ana tem um rasgo de iluminação e encontra a peça final que lhes permitirá resolver o caso, mas esta última pista encontra-se em risco e Os Primos vão ter de fazer alguma coisa para a proteger. Além disso, é preciso encontrar os maus da história, mas uma fotografia inesperada vai ajudar os nossos heróis...

P1080573 (Large).JPG
16 - Salvator Mundi e Retrato doge.jpg
17 - mesinha fom fotos.jpg

À esquerda, o livro antigo em latim, de 1576, que o alfarrabista mostra a Os Primos e no qual André vai esconder a carta secreta de Colombo. Ao centro, dois retratos fundamentais para a história e, à direita, a mesinha onde se encontra a fotografia que vai ajudar a incriminar os culpados.

Cap. VII - A Fotografia

Cap. VIII - A Chave

Os Primos não poderiam viver esta aventura sem correrem riscos e é isso que vai acontecer neste capítulo. Ana, Maria e André vão fazer o feitiço voltar-se contra o feiticeiro, e seguem quem os tem andado a seguir até aos fortes de Génova. Mas no Forte Diamante as surpresas vão apanhá-los desprevenidos mais uma vez...

P1080655- Forte diamante (Large).JPG
P1080613 (Large).JPG
18 - forte.jpg

O imponente Forte Diamante, no topo do monte com o mesmo nome, um dos muitos que defendiam a cidade de Génova das invasões inimigas e onde Os Primos vão encontrar algumas surpresas inesperadas.

P1080666 - Forte Fratello Minore e Forte
P1080612 (Large).JPG

Forte Fratello Minore e Forte Diamante, dois dos fortes que Os Primos já tinham avistado do topo da Lanterna, dispersos pela serra que protegia a cidade.

Cap. VIII - A Chave

Cap. IX - O Ovo de Colombo

Apesar dos riscos e das dificuldades, Os Primos vão conseguir explicar todos os mistérios no final da história. Mas alguém vai tentar rebaixar o mérito dos nossos heróis,  tal como acontece na história do ovo de Colombo. Descobre quem e porquê, lendo o livro...

19 - ovo de colombo.jpg

O famoso ovo de Colombo, uma expressão que se usa quando alguém diz que é capaz de fazer uma coisa depois de já lhe terem mostrado como ela se faz.

     «— E o que é que isso tem a ver com Colombo e… com um ovo? — perguntou André, curioso. 
    — Tem a ver, porque a expressão vem de uma história muito famosa que se conta sobre o navegador — disse Maria — e sobre um ovo. 
    «Colombo encontrava-se sentado à mesa com vários nobres espanhóis, quando um deles, falando a propósito das Índias, lhe perguntou se não concordava que, se ele não as tivesse descoberto, qualquer outro espanhol com os seus meios teria sido capaz de o fazer. 
    «Em vez de responder, Colombo pediu que lhe trouxessem um ovo e desafiou os presentes a colocá-lo em pé sobre a mesa, sem nada a suportá-lo. 
    «O ovo passou pelas mãos de todos, mas nenhum conseguiu fazer o que Colombo pedira, e quando voltou às suas mãos, ele bateu com ele na mesa, de forma a achatar levemente uma das extremidades, e colocou-o em pé sem dificuldade, deixando-os de boca aberta. 
    «Disse-lhes, então, que eles deveriam ter procurado as Índias eles próprios, em vez de se terem rido da sua ideia, que julgavam impossível, porque toda a gente é capaz de fazer uma coisa depois de já lhe terem mostrado como ela se faz.»*

in, Moutinho, Mafalda, A Carta Secreta de Colombo, 1a edição, Lisboa, Publicações Dom Quixote, 2018.

Cap. IX - O Ovo de Colombo
bottom of page