A coleção Os Primos continua a suscitar um enorme interesse por parte de jovens e adultos que há mais de uma década enviam milhares de mensagens à Ana, à  Maria, ao André e à Autora Mafalda Moutinho. Obrigada a todos pelo carinho demonstrado e aqui ficam alguns exemplos:

Olá Maria,

Queria desde já dizer que adoro a tua personagem, assim como todos os livros da coleção Os Primos.
Estou ansiosa pelo próximo livro da coleção, o número 14, ainda sai este ano?
E gostava de saber, se por acaso, vais arranjar namorado? Porque o André está com a Tiffany, a Ana com o Xavier e tu estás sozinha nas aventuras.

Aguardo pelas respostas.

Emília, Setúbal, 21/04/2018
 

Olá Sra. Mafalda Moutinho!

Espero que tenha tido umas boas festas e um bom começo de 2018! Entretanto queria perguntar-lhe se poderia visitar o meu site sobre análises de livros (...) onde os seus livros têm lugar de destaque! Queria também transmitir-lhe o quanto gosto dos seus livros, quer por os conhecimentos que neles implica sobre os vários países onde "Os Primos" passam as aventuras (Egito, Itália, Portugal, Inglaterra, Espanha, China, Caraíbas, México, Grécia, etc.) e não só isso mas também outro tipo de factos sobre monumentos, animais, árvores, revistas e tantas outras coisas a que você faz referência! A parte que gosto mais dos seus livros é poder sentir-me na pele dos personagens!, imaginar-me em um dos variados ambientes que existem em cada história!, sentir medo quando eles sentem medo, sentir alegria quando eles sentem alegria, sentir aquele bichinho da aventura de que você tanto fala e sentir uma ponta de inveja por não ser aquilo real ou eu não ser como eles! Os seus livros são fantásticos, melhores que quaisquer outros deste género que já tenha lido! Peço para nunca parar de escrever a coleção pois isso seria uma grande desilusão! Estes livros foram uma inspiração para mim e agora tenciono começar a pôr factos que tenha pesquisado nos meus livros! Li alguns comentários do clube de fãs dos "Primos" e acho a ideia de criar filmes dos "Primos" uma espetacular ideia! Não só porque vários jovens começariam a ver os filmes e a ler os livros como crianças que não gostam de ler, ao poderem ver os filmes começassem a ter interesse até quererem ler os livros! Espero que tenha esta hipótese em consideração pois seria uma mega surpresa para os fãs dos "Primos"! Espero que tenha um feliz 2018, publique muitos mais livros e que se pudesse, viesse à minha escola, (...) pois se pudesse eu iria ficar mega-super-cíber-feliz!

 Adeus Sra.Mafalda Moutinho e nunca pare com a coleção "Os Primos"!

Gonçalo, 11 anos, Moita, 2/01/2018
 

Olá,

Eu sou  fã número 1 da coleção os primos. Já li todos os livros do 1 ao 14 e adorei-os a todos principalmente O Oráculo do Velho Mandarim. Gostava de saber se já está a escrever o 15º livro dos primos. Tenho a certeza que todos os seus fãs adorariam ler mais uma aventura dos primos. Aguardo resposta :)

   Sara, 21/12/2017

Mafalda,

Adoro os livros !

Não lhe vou mentir…só os conheci há pouco tempo e estou superfeliz de os ter lido!

Matilde, 12 anos, Coimbra, 3/12/2017

Olá Mafalda,

Queria agradecer-lhe por esta simplesmente incrível coleção,  como futura arqueologia (eu espero)  este tipo de livros 'e como chocolate! 

Tenho todos os livros da coleção,  quando vi que tinha publicado mais um livro,  no caso "O Segredo da Tribo Perdida" fiquei superfeliz,  agora juntei a nova Zelândia para os países que quero visitar.  Realmente obrigada,  espero que continue a publicar mais livros assim.  

Da sua fã,  Marta.

Marta, 16 anos, Aveiro, 26/11/2017
 

Bom dia,

Chamo-me Catarina tenho 12 anos e queria felicita-la pelo trabalho que fez com os seus livros, estão espetaculares!

Eu já li o 1 e o 2 e são incríveis.

A minha personagem preferida é a Ana pois sou muito parecida com ela, eu adoro ler e escrever as minhas histórias!

Beijos...

Catarina, 12 anos, 15/04/2017
 

Olá Dr.ª Mafalda!

Chamo-me Leonor, tenho 10 anos e vivo em Viseu. Sou uma fã incondicional da coleção “Os Primos” e da autora, claro! Neste momento, já li todos os livros até mais do que uma vez, para revisitar lugares e infindas aventuras. Gosto muito da forma como escreve e da magia do conhecimento que cada volume nos transmite. Tenho aprendido imenso com todos os livros. No ano letivo 2016/17, escrevi um texto para a revista da escola que frequento, de modo a incentivar a maioria dos meus colegas a ler, já que para alguns “ler é uma perda de tempo”. Tinha de escrever sobre um livro. Optei pelas aventuras de “Os Primos” (envio-lhe o texto para ler). Para mim, ler é o melhor encontro que faço com um amigo. A coleção “Os Primos” marcou verdadeiramente a minha vida de leitora. Releio cada livro com muito prazer. Peço-lhe que continue a escrever e a publicar novas aventuras para me deliciar com elas.

Muito obrigada por me ajudar a “ir à aventura”, a sonhar, a alimentar o meu prazer de ler e a ser mais criança…

Um beijinho,

Leonor, 10 anos, Viseu, 21/08/2017
 

Olá Mafalda !!!

Não sei se irá mesmo ler isto mas aqui vai

Quero dizer-lhe que adoro os seus livros da coleção "Os Primos" e que são os livros com mais suspense, aventura e emoção que já li. Eu que adoro ler quando é semana de escola só costumo ter tempo para ler um capitulo, só que quando eu tenho que parar de ler eu fico a pensar no que poderá acontecer.

Ainda não li a série toda mas os meus livros preferidos são "O Tesouro do Veleiro Espanhol" e "O Diamante Da Ilha das Caraíbas".

Você é a minha escritora preferida!

Um beijinho

Joana, 25/12/2016
 

Oi Maria,

Sou o teu maior fã. E adoro a maneira como a Mafalda Moutinho te ilustra. Beijos grandes e calorosos.

Pedro 22/06/2016

Olá Maria,

Gosto muito da personagem que tu fazes nos livros (principalmente d' "Os disparates do André") espero que continues uma personagem muito importante nos livro!!!!!!!!!!!!!

 

Bjnh.

Pedro, 22/04/2016

Olá sou a Beatriz!

 Gostei muito de ler O Mapa da Ilha Secreta!! Cheio de aventura, como eu gosto. Foi um dos melhores da coleção. Gostaria de saber se há novidades em relação ao próximo volume dos primos. E se me pode dizer alguma coisa...  Estou ansiosa!!

Parabéns pelo seu trabalho.

Beijinhos

Olá outra vez. Tenho 19 anos e mesmo com esta idade adoro os seus livros; e penso que nada tem a ver com a idade.. Quando se gosta de ler há tempo para todo o tipo de livro. E embora eu leia outros livros (da categoria adultos como gostam de categorizar) eu tenho sempre espaço para os meus queridos primos. Beijinho e continuação de boas escritas. Ansiosa para o próximo.

Beatriz, 19 anos, 03/11/2015

Olá,

 Já li o número 13, o 1 e estou a ler o 2. Adoro a sua coleção, pois tem-me ensinado muitas coisas interessantes. Adoro todas as personagens, pois tenho um pouco da personalidade de cada uma (o gosto pela leitura de Ana, o medo de André e a pica para a aventura de Maria) o que para mim num livro faz toda a diferença .
Beijinhos,

Ana Leonor, 10 anos, 5/12/2015

Olá Maria
Obrigada por responderes, foste muito simpática. Um poema para ti:

Eu falo da Maria
Não gosta de aranhas
Nem que tivessem magia

Escreve no seu caderno
Os erros do André
Que diz logo
Não fui eu, mas é é

Tem aventuras com o primo
Mas também com a maninha
Que gosta de ler livros
Muito muito queridinha

Agora vou terminar
O poema para dizer
Que a Maria é lindíssima
Isso ninguém pode desfazer

Mais um a vez obrigada.

Inês, Coimbra, 28/10/2015

Olá Ana
Adoro ler e tenho a mesma idade que tu. Ainda só li o primeiro livro da coleção mas conta-me quem vai arranjar namorado. Qual foi a tua aventura de preferência? Espero que me respondas.

Inês, Coimbra, 28/10/2015

Olá Ana!

Eu começo por escrever a ti, se calhar pelo facto de eu ser um pouco como tu: sempre com a "cabeça nos livros", isto é, adoro ler e qualquer livro, ou quase todos.

O engraçado é que ofereceram três livros da coleção "Os Primos" ao meu irmão e ele é o oposto de mim, detesta ler e acabei por pegar neles e ler apesar dos meus 17 anos e o facto é que já os li pelo menos duas vezes.

Dos que ele recebeu, gostei de todos, mas se me dessem a escolher um favorito era o "Mistério das Catacumbas Romanas" não sei bem porquê mas pela forte ligação que Maria teve com o Dragos e aliás foi nesse livro que mostraste a desconfiança por Dragos enquanto a tua irmã nutria outros sentimentos.

Aprecio a tua extensa sabedoria.

 Beijinhos

 Juliana 23/08/2015

Olá Maria!

Comecei por escrever à tua irmã mas decidi por fim escrever a ti e ao teu primo André.

Quando comecei a ler "Os Primos" identifiquei que tinha algumas parecenças contigo e com a tua irmã: nutro o gosto pela leitura, tal como Ana e o gosto pela escrita, tal como tu.

Aprecio várias qualidades tuas e ri-me bastante com a história do peru, apesar de eu também partilhar um pouco desse medo das aranhas.

 Beijinhos

 Juliana 23/08/2015

Boa noite Mafalda,

eu adorei os seus livros e gostava de fazer coleção mesmo com os meus 17 anos. Adoro ler e escrever e para além disso era excelente que houvesse uma serie, onde mais gente podia ver as fantásticas aventuras com os primos.

Com os seus livros parece que viajo juntamente com eles, e por coincidência os livros que li, acontecem em lugares que eu gostaria de visitar: Cairo, Roma, Londres...

Continue com este excelente trabalho

Beijinhos

 Juliana 23/08/2015

Olá Mafalda

 Gostaria de lhe perguntar se falta muito para sair o novo livro (nº 14)…Falta muito? Sei que o 13 foi lançado há pouco tempo, em Maio, mas…cada livro é melhor que o outro, e fico com muita curiosidade em saber qual será o próximo destino dos Primos!!! E quem sabe do Xavier ou do Miguel…ou talvez da Letty…

Adiante, gostaria de lhe dizer novamente (Já disse em pessoa e no email anterior), que a senhora escreve livros fantásticos! Consegue sempre criar um ambiente de suspense a quem lê o livro! E os mistérios são resolvidos sempre de uma maneira lógica e sem igual!

Continue com a coleção dos Primos, pois é fantástica!

 Um abraço,

 Inês, 11 anos, Lisboa 20/08/2015

Bom dia Mafalda,

Quero desde já felicita-la pelo seu bom trabalho.

Também queria sugerir a França e Espanha como cenário para as próximas aventuras dos primos. Adoro o seu trabalho e admiro a sua imaginação. A minha personagem preferida é a Ana mas a Maria e o André também são espetaculares.

Beijos,

Beatriz. 28/07/2015

Olá,

Adoro os seus livros são muito interessantes e imaginativos.

Queria sugerir dois destinos para as próximas aventuras: Índia e França.

Continue o seu bom trabalho.

Um abraço,

Catarina 13/07/2015

Olá Mafalda,

Apenas há poucas semanas descobri esta fantástica coleção, mas ainda bem que a descobri, pois é absolutamente fantástica: a escrita, as personagens, as diversas aventuras, tudo espetacular.

Obrigada por estas incríveis obras, passo horas e horas a lê-las e nunca me farto...

Espero que continues a escrever livros e espero que "Os Primos" tenham mais aventuras, pois é um sucesso.

Os meus parabéns

Margarida 26/6/2015

Olá!

Acabei de ler O Mapa da Ilha Secreta. Acho que é um dos melhores livros da coleção! Gostei de o ler do início ao fim. Tem um enredo muito engraçado (e original)!

Como me sugeriu na Feira do Livro, fui ao site d'Os Primos, e vi a fotografia do saco na árvore, da aventura anterior em São Francisco. Também fiquei cheio de curiosidade sobre o que poderia conter :D

No início da história, dá uma explicação para o facto de os ingleses chamarem tea ao chá: uma sigla que se encontrava nas caixas de chá, Transporte de Ervas Aromáticas, e achei engraçado, pois conhecia uma história diferente. A versão que eu conhecia dizia que em praticamente todas as línguas (exceto, obviamente o português e o chinês) chá é traduzido pela forma como dizem o "t", que supostamente era o que aparecia nas caixas de chá dos barcos portugueses, e que significaria "Em transporte".

Fiquei cheio de vontade de visitar a Austrália, e Sidney! 

Muito obrigado, e espero que continuem a sair livros novos!

Rui 2015/06/23

Olá Ana,

Gosto muito de ti. De todos os personagens és a minha preferida. Não sabes como fiquei contente ao saber que o Javier aparecia neste livro porque eu adoro o vosso namoro. Só foi pena não terem mais momentos românticos como no "Diamante da Ilha das Caraíbas". 

Beijinhos

Sara 2015/06/23

Olá Mafalda!

 Gosto muito dos seus livros, a sua escrita fascina-me! Inspirou-me tanto que comecei a escrever o meu próprio livro. Espero que seja tão criativo e divertido como os seus.

Gostava que a próxima aventura fosse na Califórnia, Hollywood onde a Maria pudesse realizar o seu sonho de ser atriz. E era aí que os desastres começavam a aparecer.

Também poderia ser em Nova Iorque onde poderia contar a história da Estátua da Liberdade.

Muitos beijinhos,

Margarida, 11 anos 2015/06/21

Olá!

Eu sou Australiana e comecei a viver em Portugal há dois anos. Eu cheguei sem saber a língua e todos os meus amigos falavam português. Imediatamente decidi que nos próximos dois anos ia tentar falar como os locais! Eu falei com amigos (só em português), li revistas e jornais e tentei aprender menos três palavras novas cada dia.

 Um dia, eu estava aborrecida em casa e decidi procurar um livro para ler. Finalmente vi um livro português chamado “O Oráculo do Velho Mandarim”, eu sabia que ia ser um desafio porque o livro foi escrito em português mas eu quis praticar, então, eu comecei a ler! Eu adorei a história e aprendi a usar gramática e muito mais palavras, sem muita dificuldade. Também gostei do detalhe nas descrições e os personagens, como eles interagem e desvendem os problemas e os mistérios.

 Ainda estou a acabar “O oráculo do velho mandarim” e ainda estou a aprender mais cada dia, não posso esperar para ver o fim do livro! Eu quero-te agradecer porque ajuda-me a aprender português e eu divirto-me muito a ler o teu livro, eu vou comprar os outros também! Espero que haja mais aventuras dos primos para vir!

 Muito Obrigada,

Lily  18/06/2015

Querida Ana:

Olá. Eu sou a Beatriz, tenho 10 anos, passei agora para o 6º ano  e sou de Lisboa. Fiquei fã dos primos quando li "O Símbolo da Profecia Maia", requisitado na Biblioteca da minha escola. Gostei muito, porque tinha muita ação, suspense e enigmas. Queria-te contar de uma coisa que costumo fazer com a minha meia-irmã Carolina, também ela de 10 anos. Lá ao pé da casa da minha mãe há um género de mato mesmo muito vasto. Há alguns anos (quando tínhamos uns 6 ou 7 anos) pegávamos numa mochila, púnhamos lá lenços, livros e montes de tralha desnecessária e íamos para o tal mato. Mais recentemente o meu irmão Pedro, de 4 anos, juntou-se a esta brincadeira.

Beijinhos e responde depressa!

 Beatriz 14/05/2015

Ana,

Adoro ler as histórias em que participas, são magníficas e adoro as personagens, mas tu és a minha preferida, és bastante parecida comigo, tal como tu adoro ler e passo muito tempo nas bibliotecas. Sou, como tu, aventureira, continua a ser assim,

Ana 26/04/2015

Olá Mafalda,

eu estou a gostar muito do livro dos primos O Oráculo do Velho Mandarim em que fala de muitas aventuras e acontecimentos maus e de acontecimentos bons mas há partes que são um pouco confusas porque fala de um mandarim a quem o André , Ma Lin, Maria e Ana dizem que passou pelo Museu do Oriente que roubou um quimono , mascara e um quadro acho eu já não me recordo muito e que depois fala de um mandarim que passara uma aventura e que fizera o mesmo que o mandarim do Museu do Oriente fez .

Você foi á nossa escola no dia 24 de Fevereiro de 2015 e eu adorei a sua visita porque acho interessantes os seus livros e também gosto de livros de aventuras porque eu sou aventureira e acho que você também é aventureira porque senão não tinha escrito livros sobre várias aventuras, novidades e problemas que surgiram e surgem ao longo de vários livros da coleção os primos e também existe história, suspense e alguns mistérios para desvendar.

Mafalda estou a adorar ler o seu livro da coleção os primos que é “O oráculo do velho mandarim”.

Beatriz 22/03/2015

Olá Ana,

Adoro ler as histórias em que participas, são magníficas e adoro as personagens, mas tu és a minha preferida, és bastante parecida comigo, tal como tu adoro ler e passo muito tempo nas bibliotecas. Sou, como tu, aventureira, continua a ser assim,

Ana 26/04/2015

Olá Mafalda,

Gosto muito dos seus livros, e já tenho saudades dos primos. Gostava de saber quando sai o novo livro. Podia contar-me um bocadinho da nova história, onde é, por exemplo. Parabéns pela coleção dos Primos. É a melhor de aventura que eu já li.

Um abraço

Leonel 04/03/2015

Olá Mafalda,

Eu sou o Rafael, eu sei que estou com um mail estranho mas é por causa do meu canal de youtube... A senhora foi à minha escola dia 23/2 e espero que tenha gostado dos meus origamis... Bem, eu li "O Tesouro do Veleiro Espanhol" e adorei! Gostei principalmente quando o Alonso pescou uma dourada e Os Primos fizeram um concurso de pesca. Também aprendi imensas coisas sobre a navegação e as regatas, que não sabia...bem já percebi que em cada livro que leio dos primos aprendo alguma coisa de fixe. Fico à espera do livro novo...

Rafael 26/02/2015

Olá Mafalda,

Sou a Ana Margarida tenho 11 anos, eu gosto muito dos seus livros, por agora li O Símbolo Da Profecia Maia e gostei e acho que vou comprar e gostava de ser escritora mas acho que vou ser estilista porque tenho mais gosto no desenho. E gostei muito de falar convosco

Ana Margarida 26/02/2015

Olá Mafalda Moutinho!

Eu adoro os seus livros e tenho a coleção toda. Pode-me dizer um bocadinho do que vai sair no seu próximo livro, aonde é que você foi para fazer o seu livro e a data da sua saída para eu ir comprar? Por favor. Eu estou ansiosa para ler o seu próximo livro. Espero que não desista de ser escritora, porque eu adoro a sua coleção de livros e quero continuar a ler os seus livros. Eu até já quero escrever uma aventura o que acha? Um grande beijo da Carolina!

Carolina 26/02/2015

Olá Sr.ª Mafalda:

O Meu nome é Gonçalo Miguel e tenho 12 anos.

Desde os 7 anos que quero ser escritor. Sempre gostei muito de ler e de escrever. Acho uma das coisas mais bonitas que alguém pode fazer no mundo. Acho engraçado e interessante transmitir a pessoas histórias.

Quando li o livro: " Os primos e A Mensagem Secreta de Lisboa" fiquei encantado e gostei muito da narrativa de mistério e do desenlace inesperado.

Gostei também de como começou a história: " António Miranda e o seu filho". Aprendi muito sobre o Terramoto de Lisboa e sobre alguns monumentos da mesma.

Foi um dos melhores livro que li até agora, e já li muitos....

Quem me dera um dia num futuro relativamente próximo ser escritor como a senhora.

Um dia estava eu na Biblioteca da minha escola, e perguntei á professora da Biblioteca o seguinte:

- Tem algum livro do Sherlock Holmes que envolva mistério?- perguntei eu.

- Não, mas sugiro-te uma coisa diferente e que te vai encantar... Os primos e a Mensagem Secreta de Lisboa. Tem muito mistério e tem uma combinação de aventura com a História.- disse a professora bibliotecária.

Assim seguindo o conselho da professora requisitei o livro e no dia seguinte comecei a ler. Devorei o livro com tanta vontade que nem conseguia parar de ler para ir fazer qualquer coisa. Não ia fazer nada sem acabar de ler o livro.

Adorei o Livro!!!

Ainda só li esse mas espero vir a ler mais da mesma coleção!

Adoro os seus livros, e já agora... Quais são os seus segredos para encantar tantos leitores?

Chau. Espero que leia esta mensagem. :)

Gonçalo 2014/12/13

Querida Mafalda,

Estou a escrever para dizer que adoro os livros desta coleção! Ainda não li  os livros entre o 2 e o 6 mas estive a ler os resumos e estou ansiosa! Os livros são realmente fantásticos! Dos que li o meu favorito é O Diamante da Ilha das Caraíbas, mas adoro todos”

Sinto-me com se estivesse mesmo dentro do livro e a viver as aventuras juntamente com Os Primos

Gostava de saber quanto tempo demora as escrever estes livros [não devem ser rápidos tendo em conto os pormenores  (que são fantásticos!)] Mas é que eu numa tarde de férias cheguei a ler O Segredo dos Deuses Gregos, O Diamante da Ilha das Caraíbas e O Símbolo da Profecia Maia. Gostava que nos próximos volumes aparecesse mais vezes o Javier. 

Dou-lhe os parabéns pela fantástica coleção!

Bjs.

Carolina, 31/01/2014

Boa noite, 

    Queria em primeiro lugar felicitá-la pelo fantástico trabalho que tem vindo a desenvolver relativamente à coleção "Os Primos".

    Sendo eu uma leitora fanática dos seus livros gostaria de lhe dar os meus sinceros parabéns pela sua fantástica capacidade de escrever aquilo que eu designaria como completas obras-primas! Tenho vindo a acompanhar o seu trabalho há já muitos anos, e nunca perdi o interesse pelo mesmo! De certa forma nunca houve um único livro que me tenha cativado da mesma forma que os seus!

    Há cerca de uma semana estava a conversar casualmente com uma colega de turma que, por mero acaso é também uma grande admiradora dos seu trabalho, e começámos a discutir ideias sobre onde gostaríamos que um próximo livro da coleção decorresse. Chegámos à conclusão que uma vez que grande parte dos nossos destinos prediletos já teria sido utilizada nalguns dos volumes anteriores, sendo nós adolescentes como somos, os destinos que nos pareceram mais apelativos foram, entre outros, Paris ou qualquer outra localização em França, Califórnia, Nova York ou simplesmente um outro estado norte americano, Canadá, Brasil, Alemanha ou ainda um país Sul Africano.

    Pensei que simplesmente deixaria as sugestões, que obviamente poderão ser de certa forma inúteis, mas ao mesmo tempo poderiam talvez funcionar como uma futura referência!

    Espero não ter causado qualquer tipo de incómodo com esta mensagem, e se assim o fiz permita-me que me desculpe!

    Seja qual for o tema de um futuro volume da colecção sei que serei surpreendida e que me apaixonarei completamente por uma nova história! Muito obrigada pela sua atenção. Desejo-lhe tudo de bom e mais uma vez parabéns pelo fantástico trabalho que tem desenvolvido ao longo destes últimos anos!

Com os meus cumprimentos,

Constança, 12/10/2013

 

Cara Mafalda Moutinho,

Eu sou uma grande fã, já li todos os seus livros, e digo-lhe já que adorei!

Estou ansiosa por ler o próximo livro desta fantástica coleção.

Acho que escreve muito bem, e deve continuar assim.

Embora no livro de: “O segredo de Craven Street” na página 177, paragrafo 1,  linha 5: ”…dois quadrados com as letras S e N…”, “… ou seja, Sim e Não.” – Na minha opinião acho que faria mais sentido se as letras fossem: Y e N (Yes e No). Pois os primos estão em Londres e falam com as pessoas em Inglês.

Mas de resto acho que todos os seus livros são ótimos e a maneira como consegue misturar história, ciências, cultura… É surpreendente!

E acho que sabe faze-lo tão bem que o leitor nem se apercebe que ao estar a ler está ao mesmo tempo a aprender.

 

Gostaria de saber se já começou a escrever o próximo volume d´Os Primos.

Neuza, 28/08/2013

 

Não tenho a certeza se a real Mafalda Moutinho chegará a ler este email. Seja como for, cá vai.

Desde já quero felicitar pela excelente coleção que com o passar dos anos tem criado. Confesso que, apesar dos meus 20 anos, ainda vivo intensamente cada aventura d'Os primos como se tivesse 10! Tenho a coleção completa, os 11 livros e sinceramente, espero que quando for avó esta coleção ainda perdure. Uma autêntica concorrência para Uma Aventura. Mais dinâmica, mais atual com diversas temáticas a nível mundial. 

Tudo começou quando num Natal recebi O Segredo de Craven Street como presente. Li mas não conhecia as histórias anteriores o que me deixou confusa no final do livro. Contudo, 2 ou 3 anos depois olhei para a estante e decidi: vou terminar a coleção! E aqui está. 

Continue o seu bom trabalho!

Beijinhos.

Ana Rita, 20 anos, 21/08/2013

 

Olá,

 Sou eu, a Ana Rita. Queria perguntar se já escreveu o próximo livro dos Primos. Pode dizer o título? Aposto que é fantástico tal como os outros. Nesse novo livro o André já tem namorada? Coitado, é o único que ainda não tem! Queria também perguntar-lhe se o Javier também vai aparecer. Há três aventuras que não aparece! Aposto que o próximo livro é super fixe! Estou mesmo ansiosa por lê-lo! Vão por a capa do novo livro no site oficial da coleção antes do lançamento? Espero que sim. Quero ler primeiro capítulo logo que esteja no site! Boa sorte. Tenho a certeza que este livro será tão fixe como os outros. Espero que não pare de escrever!  Adoro a sua coleção!

A sua fã número 1

Ana Rita, 16/08/2013

 

 

 

Olá eu já li O Segredo do Mapa Egípcio, O Mistério das Catacumbas Romanas e A Mensagem Secreta de Lisboa adorei e li cada um em 2h eu adoro os seus livros. Eu estou à espera do meu aniversário para receber o resto da coleção mesmo assim a minha mãe já me comprou outro livro que vou começar a ler.

A sua maior fã,

Sara Inês, 13 anos, 24.6.13

 

Olá,

Eu chamo-me Carlota e tenho 13 anos. Não sei muito bem como começar, mas sei que adoro os seus livros. Acho que tem muita imaginação, pois todos os seus livros têm um desenlace bastante inesperado e misterioso. A coleção não é apenas uma fonte de pura aventura e divertimento, mas também de conhecimento geral: as grandes civilizações (um dos meus maiores amores, por assim dizer), as grandes cidades, culturas estrangeiras, entre outros. A minha personagem predileta é a Ana. É bastante parecida comigo. Eu adoro bibliotecas e tudo o que seja artefactos antigos.

Gostaria muito de a conhecer um dia e, um bocadinho menos realístico, ajudá-la a escrever um dos livros da coleção. Provavelmente vou ser só mais um e-mail na sua caixa de entrada do seu email, mas se há coisa que eu aprendi com os primos, nunca vou desistir (isto saiu um bocado lamechas!)

Na minha opinião é uma excelente escritora e marcou a minha vida. Com isto quero agradecer por me ter proporcionado tantos momentos de prazer e ensino! Espero que leia este e-mail e espero também que me responda.

felicidades e boa sorte.

Carlota,16/06/2013

Ana,

Tu sempre foste a minha personagem preferida, pois és mais ou menos como eu, muito inteligente, fanática em mistérios,... Só há uma diferença entre nós: tu já viveste imensas aventuras e eu, por mais que queira uma não consigo arranjar nenhuma.

Beijinhos,

Laura, 16/06/2013

Olá Mafalda, sou o Bernardo. Hoje vim ao seu site, e fiquei muito contente com esta novidade, não estava à espera dum novo livro tão cedo... Estou ansioso por lê-lo.. Gostava de saber porquê a mudança radical das aparências dos 3 primos na capa? Gostei. Já tem ideias para o próximo livro?? Gostava que escreve-se mais sobre a Ana e o Javier, gosto da histórias deles. Beijinho e boa sorte para as suas futuras escritas!!

Bernardo, 27/05/2013

 

Olá!

No dia 25 de Maio, quando lhe pedi para autografar o último volume da coleção 'Os Primos' na Feira do Livro, pediu-me para depois dizer o que achei do livro. Por isso foi o primeiro livro que comecei a ler dos que trouxe da Feira. Queria poupá-lo para durar mais tempo, mas quando dei por mim já estava a acabar! É um livro super engraçado, com um enredo espetacular. Fiquei com grande vontade de visitar os locais por onde passaram, o que acontece mesmo quando leio os outros livros da coleção. Fiquei a saber muito mais sobre mitologia grega e sobre a Liga de Delos, algo de que a professora de História já nos disse que vai falar. Eu gostava de ser escritor e sempre que leio um destes livros fico cheio de inspiração. Espero que continue a escrever mais volumes desta coleção. Fico à espera do próximo. Já sabe onde vai decorrer a próxima aventura?

Um beijinho

Rui, 27/05/2013

 

 

Olá Maria,

Eu chamo-me Ana Rita e tenho 11 anos. Tenho cabelos castanho-escuros como os teus, tenho um medo terrível de aranhas como tu e tens um gosto pela moda igual ao meu.

Queria saber se vai haver uma série na televisão sobre os primos. E que eu adoraria fazer de Ana ou principalmente de Maria. Se eu tiver de pintar o cabelo para fazer de Ana, eu pinto. Mas eu queria mesmo era fazer de Maria pois sou igualzinha a ela.

Ana Rita, 11 anos, 23/05/2013

 

Olá!

Acabei de ler a sua última aventura e como já era de esperar adorei! Já li muitas das suas obras mas de todas a que mais gostei foi "A Mensagem Secreta de Lisboa". Espero que continue a escrever muitas obras pois adoro todos os cenários e ideias!

Eduardo, Sever do Vouga, 11 anos, 2013-03-21

 

Olá Mafalda!

Sou eu a Patrícia.... Era só para dizer que já acabei de devorar o último livro! Está o máximo!! Já está a escrever o novo livro?

 

Patrícia, 26/01/2013

 

Olá Ana,

Eu adoro a tua personagem e já li todos os teus livros em 6 meses, mas os livros que mais adorei foram O Diamante da Ilha das Caraíbas e O Tesouro do Veleiro Espanhol. Também adorei todos os outros livros.

Continue Mafalda Moutinho a escrever mais porque vai ter muito sucesso.

Sara, Oliveira do Hospital, 13 anos, 2011-05-24

Olá!

Eu sou o Pedro aluno da Escola Secundária de Paredes e estou a adorar ler o seu novo livro e era também para dizer que adorei a sua palestra na nossa escola.

Um abraço!

Pedro, Paredes, 2011-05-23

 

Boa tarde, Mafalda Moutinho, uma das minhas melhores escritoras do país.


Com este mail tenciono agradecer-lhe este enorme trabalho que tem feito com o projecto de escrever assim.
Continue assim, pois você tem o dom de escrever, pelo menos que eu saiba para jovens e crianças. Os seus livros são maravilhosos , carregados de aventuras fantásticas e ao mesmo tempo , histórias do passado que nos carregam de cultura geral, mas de forma divertida. Neste momento estou a ler o seu livro "O enigma do castelo templário", que é maravilhoso. Vou-lhe dar uma sugestão, que tal experimentar transformar os seus livros em uma série de televisão, eu acho que teria muitos espectadores e que resultaria na perfeição. Também gostava que se pudesse eu conheço um castelo e um concelho que está carregado de mistérios e lendas antigas, com os franceses, que é o concelho de Torres Vedras. Adoraria que fizesse um livro sobre Torres Vedras, sobre o castelo, o forte, entre outras coisas. Há quem diga que existe um túnel que liga o forte de S. Vicente à igreja contida no castelo.

Continue assim.

João, Lisboa, 13 anos, 2011-04-12

 

Olá Mafalda

sou o Gabriel tenho 11 anos e ando no 6º ano. Hoje dia 7 de Abril de 2011 tive na secundária de Paredes na vídeo-conferência.

Gostei muito, e já li o “caso do último dinossauro”. É muito interessante e espero conhece-la pessoalmente.

 Adeus com um beijinho grande do Gabriel.

Gabriel, 11 anos, Paredes, 2011-04-07

 

Olá Mafalda!

Dou-lhe já os meus parabéns pelo seu estrondoso jeito para escrever as super-aventuras que escreve. Simplesmente AMO! Têm um enorme jeito para a escrita... não sei como mas faz-nos sentir à vontade a ler os seus livros. Parece que é uma amiga nossa que nos está a contar a história de três primos aventureiros que decidem desvendar tudo à sua volta , sendo sérios , corajosos, inteligentes, engraçados e cuidadosos!

Até agora os que mais gostei foram o “ O Caso do Ultimo Dinossauro “ que comprei numa visita de estudo quando fui à Lourinhã, “ O Tesouro do Veleiro Espanhol” que comprei quando comecei a gostar da coleção e o ultimo e o melhor “ O Diamante da Ilha das Caraíbas” que me foi oferecido. A sua ultima aventura foi um verdadeiro espetáculo! Gostei muito da maneira como a Mafalda misturou o romance dos três primos com os mistérios que a cada página eles desvendavam e com as trapalhadas que eles faziam! Tem mesmo muito jeito como já disse ! Vim para lhe dar força e apoio para continuar a escrever a sua coleção e tornar a sua coleção numa das mais lidas em toda a Europa, já para não dizer no mundo! Boa sorte e que continue a escrever as suas aventuras.

 

Margarida, 2011-03-10

Olá Mafalda!

Sou uma grande admiradora dos seus livros e gosto imenso da coleção " os primos". Ao inicio, quando a minha mãe me comprou " o segredo do mapa egipcio" eu não liguei muito, mas há uns dias atrás decidi começar a ler e achei fascinante, de maneira a que sempre que eu acabava de ler um livro da coleção "os primos" pedia a minha mãe para comprar outro logo no dia seguinte. A minha mãe chegou a comprar 3 livros da coleção numa semana!

Espero que continue a escrever bons livros para a coleção "os primos", pois já li "O Segredo do Mapa Egipcio", "O Enigma do Castelo Templário" e " O Diamante das Caraíbas" e estou a adorar!

Fico a espera do novo livro para a coleção.

Beijos

Adriana, 2011-03-09

Antes de mais queria dizer que gosto muito destes livros e espero que os continue a escrever, pois são muito cativantes e divertidos, só tenho pena que na área de Felgueiras (Norte) tenha algumas dificuldades em encontrar alguns livros dessa colecção.

Os livros são muito interessantes, têm uma boa imagem na capa e as personagens são divertidas e inteligentes.
Fazemos fichas de leituras nas aulas de Português e escolho quase sempre um deles para fazer o resumo, pois, as histórias são fáceis de memorizar.

até breve!!


Andreia, 12 anos, Felgueiras, 2011-02-21

Olá Mafalda!

Eu sou a Bruna, tenho 13 anos e sou da Póvoa de Varzim.

Deram-me o primeiro livro que li da colecção d'Os Primos no Natal há dois anos (O Tesouro do Veleiro Espanhol) e fiquei fã de imediato.
A minha personagem preferida é a Ana, pois temos imenso em comum e ambas adoramos estar "enfiadas" na Biblioteca a ler de tudo. O meu livro favorito é o último, O Diamante da Ilha das Caraíbas, não só porque adorei o enredo (a inclusão da Letty foi BRILHANTE) mas também porque a Ana e o Javier finalmente se entendem (hahaha!)!

O género de livros que escreve não é que o costumo ler mais, mas quando quero descansar das leituras mais "pesadas" são ideais e cativam as pessoas para os lerem sem parar, só para descobrir a resolução do mistério. A minha "praia" é mais Sandra Carvalho, livros completamente diferentes. Por tudo isto quero agradecer-lhe pelo sucesso do projecto e tudo de bom.

Bjs,


Bruna, 13 anos, Póvoa de Varzim, 2010-12-13

Olá Mafalda...

Eu só queria dizer-lhe que adoro os Primos, a maneira como escreve e como faz com que os livros sejam interessantes até à última palavra! Eu tenho todos os livros (Até ao Diamante da Ilha das Caraíbas!) e queria saber se a colecção vai continuar porque eu adoro as aventuras deles e perco horas a lê-los. Continue assim... Obrigada por ser tão boa escritora..

Beijos da sua maior fã

Adriana,  2010-10-30

Olá Ana,

Não sei se tu és mesmo uma pessoa verdadeira, mas a verdade é que mesmo que não sejas não há problema porque nós somos muito parecidas, não fisicamente (a não ser o cabelo loiro e ondulado e a idade), mas sim no que toca a nossa personalidade somos muito parecidas eu adoro ler todo o tipo de livros (talvez por isso eu adore seja a maior fã da colecção " Os Primos").

Eu já comprei o novo livro da colecção e até agora estou a gostar muito de o ler, por que apesar de haver muitas colecções de livros do género do dos Primos, esta mesma colecção nunca é repetitiva e é muito educativa no que toca a geografia a muitas outras culturas e etc.

Resumindo eu adoro esta colecção!  E também adoro "Os Primos" que são uma fonte de inspiração para toda gente!

p.s eu gostava de saber quanto tempo demora a escrever um livro desta colecção eu sei que eles não caiem do céu e que não é fácil, mas eu leio tão depressa que acabo os livros e depois não tenho mais para ler por isso agradecia!

Beijinhos da vossa maior fã

 Constança, 31-8-2010

Cara Mafalda Moutinho,

Sou o Pedro, tenho 14 anos, e moro no Seixal e acabei de ler o seu último livro, "O Diamante da ilha das Caraíbas (com este , já li todos)" e achei-o muito bom e se eu fosse o escritor escreveria a mesma coisa embora talvez incluísse uma agressão física de Ana a Rita, após esta a provocar sobre o Javier, que daria muito que falar dentro do catamarã e criaria uma tensão forte entre os Carter e os primos.

Se a Mafalda Moutinho continuar com a colecção dos primos (espero bem que sim), gostaria que não fizesse o Javier desaparecer "do mapa" como fez com a Clepsidra que também teve um relação séria com André e que nem no volume seguinte houvesse uma referência à rapariga. Então acho que seria benéfico que o Javier também aparecesse de vez em quando fazendo visitas à Ana nas férias, ou então a Ana às vezes dizer à irmã que lhe vai telefonar, essas coisas.

Devido aos mistérios que foram desenvolvidos pelos Primos penso que as próximas aventuras deveriam ser por exemplo na Índia, ou no continente Africano, por exemplo em Angola, Moçambique ou na África do Sul, ou até na Oceania.

Já agora gostaria de saber se o André é Lampião, Lagarto ou Andrade. Espero que seja Benfiquista.

cumprimentos a todo o pessoal que trabalha na colecção dos primos.



Pedro, 14 anos, Seixal, 2010-09-01

Ana,

Sou uma enorme fã das vossas aventuras. Leio todos os livros inúmeras vezes e sou totalmente viciada em tudo o que vos acontece. Adorei o relato da vossa nova aventura, e anseio por muitos mais livros. Escrevi-te a ti porque me identifico mais contigo tanto pela paixão pelos livros como por antigas civilizações. Espero continuar a receber noticias das vossas peripécias. Já li uma segunda e terceira vez o último livro. Como já estou inquieta para um novo volume gostava de saber se já fazes uma pequena ideia de onde vai ser a próxima aventura. Além disso gostava de saber o que escolherias se pudesses. São apenas curiosidades de uma seguidora das vossas peripécias.

Beijinhos,


Isabel, 2010-07-10

 

Olá, Mafalda

 Eu chamo-me Catarina e tenho 11 anos .

Eu adoro os teus livros e já li a colecção toda.

O meu primeiro livro foi «O mistério das catacumbas romanas», e gostei tanto que quis continuar a colecção.

Agora depois de a ter lido toda e de a ter completado gostaria de saber quando tencionas escrever outro livro, é que eu ADOOOOOOOOOOOORO os teus livros.

Beijinhos,

Ana Catarina, 2010-06-23

Cara Mafalda:

 

Chamo-me Ana Rita e tenho 11 anos. Li todos os teus livros, incluindo o novo livro "o Diamante da ilha das Caraíbas" que foi um dos meus livros preferidos. Achei o livro um dos mais interessantes, especialmente pela ideia do diamante "vegetal".Adorei também "o segredo de Craven Street" porque acho que há algo de enigmático no livro.

Espero que não pares de Escrever...

Abraços

Ana Rita, 2010-06-03

Querida Mafalda,


Escrevo-lhe para dizer que sou uma grande fã d'Os Primos. Já li todos os seus livros, e tenho de dizer que no que toca a escolher um favorito, ficaria indecisa entre O Mistério das Catacumbas Romanas e O Diamante da Ilha das Caraíbas. Gostei de conhecer a história do Dragos e conhecer tantos factos interessantes acerca de Nero e do seu Império. Mas claro, admiro a Laetitia, pela sua força e coragem, ao enfrentar uma doença como a leucemia. Espero que em breve encontrem um dador de medula compatível.

A minha personagem favorita d'Os Primos é sem dúvida a Ana. Admiro-a pela sua inteligência e perspicácia, embora me identifique mais com a Maria. Gostava de ver uma aventura destes três primos de volta a Paris, a cidade da luz (e da moda!), ou talvez na Índia, visto que uma parte da minha família é oriunda de Goa.

 Laura, 2010-05-25

Olá Mafalda,

 Sou o Alex., estive no dia 1 de Maio de 2010 na Feira do Livro em Lisboa onde também consegui arranjar a colecção toda. Gostaria de dar os parabéns a todos pois tem sido a melhor colecção que já li até agora, e também gostaria de referir que esta colecção cativa muito os leitores pois alguns dos livros são rápidos de se lerem e divertidos, como é o meu caso que consegui ler "O mistério do Castelo Templário" em 1 hora.

Bjs.

Alex, 2010-05-04

 

Olá Mafalda!

 Queria começar por dizer que a colecção Os Primos é um espectáculo e que são livros cheios de mistérios que acabam sempre por ser decifrados pela Maria, Ana e André. Para além disso contêm muita informação interessante histórico-cultural, incluindo factos importantes sobre os vários países por onde eles passam (o que contribui para a cultura geral).

Foi há cerca de dois anos que me deram para o meu aniversário O Segredo de Craven Street (o meu preferido até ao momento) que eu gostei imenso e que me levou a descobrir os outros 4 que já tinham sido publicados antes (e que eu comecei de imediato a ler!). Passados uns bons meses, estava eu a passar numa livraria quando fiquei de olhos esbugalhados ao reparar no novo livro O Tesouro do Veleiro Espanhol, que quis logo comprar, tal era a minha curiosidade para conhecer as aventuras novinhas em folha do trio adolescente.

Agradeço e admiro imenso o seu trabalho e aquilo que a sua imaginação lhe dita, pois esses livros transportam-me para cenários de aventuras e suspense, onde a realidade se mistura com a ficção, e onde inúmeros pormenores são ligados, fazendo com que os nossos pensamentos voem para longe.

Obrigada.

Espero ansiosamente pelo próximo!

Felicidades!!!

 Sara, Lisboa, 2010-04-21

Olá Mafalda,

Queria dizer-te que és uma óptima escritora. Continua a escrever para esta colecção, que podes ter a certeza que eu compro todos os teus livros.

Quando escreveres um livro novo agradecia que me mandasses um mail para avisar para eu compra-lo logo.

Muitos beijinhos

Marta, 2010-04-10

 

Olá Mafalda,

 O meu nome é Marta e adoro ler.

Adoro a sua maneira de escrever e os seus livros.

Eu conheci os seus livros quando estava no 5º ano, na minha turma nós fizemos biblioteca de turma e eu escolhi o primeiro livro desta colecção, li-o e posso dizer que adorei.só passado 2 anos é que encontrei estes livros numa livraria e comprei.

agora estou a ler "o segredo de craven street" que acho um livro espantoso é de todos o que mais gosto.

ainda só li três livros desta colecção e sei que pelo menos agora há seis livros desta colecção e estou desejosa que saia o próximo para ver que mistério os primos vão desvendar desta vez .Espero que não deixe de escrever , pois isso para mim seria muito mau.

Adoro a sua maneira de escrever e os seus livros.

beijinhos Marta

p.s. peço que quando sair um novo livro me avise ,por e-mail, caso eu não veja o livros nas livrarias.

 Marta,12 anos, Évora, 2010-04-21

Olá Mafalda,

Queria dizer-te que és uma óptima escritora. Continua a escrever para esta colecção, que podes ter a certeza que eu compro todos os teus livros.

Quando escreveres um livro novo agradecia que me mandasses um mail para avisar para eu compra-lo logo.

Muitos beijinhos

Marta, 2010-04-10

 

Olá Ana,

 Quando em Português tivemos de ler O Segredo do Mapa Egípcio, dediquei-me a lê-lo. Li-o em 3 dias, tal era o entusiasmo que o livro me provocou. Gostei muito como tu descobriste o mistério, tendo apenas doze anos. Identifiquei-me muito contigo, pois tenho um primo que também só diz disparates, como o André. Além disso a minha irmã, Carolina, adora escrever e representar e parecia mesmo a Maria. A parte que mais gostei foi o acidente em Sharm El Sheik. Adorei o livro, e o final surpreendente!!! Desde que li o livro, que fiquei com uma vontade imensa de ir ao Egipto. Os meus avós vão lá por esta altura e até queriam levar-me, mas o meu pai não me deixou!!! Adorei o livro e tenciono acabar de ler todas as vossas aventuras.

Beijinhos

Beatriz 10-02-10

Os Primos - O Segredo do Mapa Egipcio - Plano Nacional de Leitura

Olá Ana,

Eu queria ser tu porque és lida e quero-te dizer que a biblioteca da minha escola está cheia dos vossos livros e quero mandar-te um beijinho.

=D

Debora 20-12-09

Cara Mafalda Moutinho,

Queria-lhe dizer que já li todos os livros da colecção "Os Primos".

Tenciono ler "As Dez Figuras Negras", de Agatha Christie; "O Mandarim", de Eça de Queirós; e "A Peregrinação", de Fernão Mendes Pinto (Fernão, mentes? Minto!). Na verdade, já comecei a ler "As Dez Figuras Negras" (há algum tempo) e ontem, no meu dia de anos, recebi "O Mandarim", entre outros presentes.

Amanhã, vou visitar uma aldeia histórica, Castelo Novo (já referida no seu livro "O Enigma do Castelo Templário"), apesar de um dos meus grandes sonhos ser viajar pelo Mundo, por exemplo, ao Egipto, à Jordânia, a Roma, a Macau, a Grécia ou à Índia, além de querer escrever um livro. A Mafalda foi uma das pessoas que contribuiu para estes serem os meus grandes sonhos. Esta mensagem é dedicada ao meu "I Ching" pois foi devido a este, segundo a minha interpretação do capítulo "Seguir", que lha estou a escrever. Continuo à espera que escreva mais livros da minha colecção favorita, ansiosamente. Queria pedir-lhe que me avisasse quando a publicação do seu próximo livro estiver iminente e dizer-lhe (pois penso que pode, eventualmente, ter uma ideia errada dos portuenses) que nem todos (os portuenses) têm aquele carregado sotaque tripeiro (que Ricardo tem nas aventuras dos três primos). No Grande Colégio Universal, no Porto (estabelecimento onde estudo) informaram-me que estavam a pensar convidá-la para ir lá, e não sei se já o fizeram, mas queria pedir-lhe para ir, pois queria ouvir mais das suas histórias pelo Mundo. Tenho-lhe também a dizer que é uma pessoa eminente, para mim.

Os meus agradecimentos,

João, Porto, 13-11-09

Os Primos - O Segredo do Mapa Egipcio - Plano Nacional de Leitura

Olá!

Chamo-me Sofia, tenho 13 anos, e sou de Lisboa! Acabei de fazer a colecção toda d´Os Primos, e adorei-a!  Mas nada como o primeiro livro: “O Enigma do Castelo Templário, já devo tê-lo lido umas 4 vezes, mas nunca me canso!!  Este livro, tem qualquer coisa inexplicável, que sempre que o volto a ler, faz-me descobrir coisas que não tinham reparado, dali, a minha vontade de o voltar a ler!  Outro dos meus preferidos é “O Tesouro do Veleiro Espanhol”, adoro a forma como resolvem o mistério dentro de um barco…

A Maria é a minha preferida, porque acho, divertida, e sempre preocupada em arranjar alguma coisa nova, como uma “bugiganga” ou uma peça de roupa, como eu, que já tive oportunidade de visitar cidades como, Paris, Munique, Madrid… E adoro também as suas desculpas de ultima hora…enfim acho-a a parecida comigo :P!  A Ana por ser inteligente, um rato de biblioteca, mas não deixa de ser simpática e atenta… O André é bastante perspicaz e muito, muito simpático!

Bem, espero que continue a publicar mais e mais livros d´Os Primos!!!  Gostava que um dia fizessem algum mistério, na América!

Irei esperar pelo próximo!

Um Abraço!

Sofia, Lisboa, 9-10-09

Olá,

Eu sou o André e adoro ler os livros dos primos, pois tem muita animação, suspense, investigação e principalmente MISTÉRIO, o que eu adoro! Já li a colecção quase toda, mas só me falta o "O Oráculo do velho Mandarim". O meu livro preferido até agora é o "Caso do Último Dinossauro" pois gosto muito de Paleontologia, e fiquei a saber muitas coisas sobre os dinossauros e a Pré-história! O meu personagem preferido é o André, pois tem sempre maneira de arranjar brincadeiras, e animar todos em qualquer situação, e como coincidência tem o nome igual ao meu. Também admiro a Ana, que anda sempre enfiada nas bibliotecas, como eu também adoro, e tem um conhecimento geral excepcional, uma coisa que admiro nas pessoas!  Queria dar os parabéns à autora, por esta magnífica colecção, pois consegue transmitir através da mesma, muito conhecimento a todos os que a lêem além de ser um incentivo a todas as crianças pelo gosto da leitura. Um beijinho especial para a autora Mafalda Moutinho e para todos vocês também!

André, Marinhais, 3-09-09

Olá,

eu sou o Dário tenho 13 anos, moro em Viseu, e gostava de saber se para além dos excelentes 7 livros que escreveu sobre " Os Primos ", irá escrever mais, porque eu já li 3 deles ( O Segredo do Mapa Egípcio 3ª edição, O Mistério das Catacumbas Romanas 2ª edição e O Caso do Último Dinossauro 4ª edição ) e achei-os estupendos, com muito mistério, aventura, acção e com um elevado teor histórico e cultural, aprendi bastante com estes e como me deram tanto entusiasmo lê-los e como eu leio muito rápido ( na última semana li os três livros ), gostava de poder continuar a ter este tipo de leitura durante muito tempo.

Sei que deve ser difícil fazer livros tão bons e queria felicitá-la pelo seu trabalho, visto que estes livros são realmente espectaculares, têm um conteúdo super desenvolvido que transmite ao leitor uma sensação de estar na história, são realmente muito bons.

Espero que me dê uma resposta brevemente.

 Até uma próxima !!! Cumprimentos !!

Dário, Viseu, 20-07-09

Olá Maria :)

Só conheci os livros da colecção "Os Primos" há pouco tempo mas pelo que conheci achei que és uma personagem muito divertida e com diferentes personalidades. Adorei fazer da tua personagem num teatro que preparámos para a escritora Mafalda Moutinho, quando ela foi ao meu colégio.

Beijinhos :)

Iara, 20-05-09

Ana

Olá, sou vossa fã, e tu, és a minha preferida, apesar de, a primeira vez que li um livro vosso, que foi o dia em que vos «conheci» , te ter confundido com a tua irmã, a Maria. Acabei agora o meu primeiro livro (...) « O caso do último dinossauro ». Fiquem já sabendo que ADOREI ! E como a minha família sabe que eu ADORO ler livros, a partir de hoje só me vão oferecer livros dos PRIMOS. Realmente, Mosser era um criminoso, em roubar os ossos de dinossauro ao museu, e o quadro. Mas também foi burro em trocar um aquele não sei o quê legendarius por uma avestruz !

Adoro-vos

Beijinhos aos Primos

Mafalda

Olá, sou a Letícia, tenho 12 anos, e sou a maior fã dos teus livros. Acabei de ler o meu primeiro, «O caso do último dinossauro» e já meti na cabeça que não vou ler mais nenhuns até acabar a colecção dos Primos. És uma excelente autora e queria-te dar os parabéns. Mas, infelizmente, como a minha família não é como eu, eles não lêem muito, eu adoraria poder mostrar-lhes os livros, mas por filme. Por exemplo, O CASO DO ÚLTIMO DINOSSAURO, adoraria poder mostrar-lhes em filme, já que eu também não conheço a cara de Maria e Ana, as minhas preferidas. Mas vocês não fazem os filmes pois não?

 

Laetitia 2-04-09

Olá Mafalda!

Sou eu outra vez, o David Brito, era só para lhe dizer que já acabei O Segredo de Craven Street e O Mistério do Veleiro Espanhol, adorei os dois. Todos os seu livros são geniais!!!!!!!! Mas, o que eu mais gostei foi O Segredo de Craven Street. Gostava de saber quando é que vai sair outro livro d' Os Primos... Também lhe queria dizer que gostava que os Primos fossem viajar até ao Brasil e à India, também gostava que o Embaixador Torres fosse enviado para a Alemanha ou para Macau.

Um beijinho,

David 11-03-09

Olá!!!

Queria desde já dar-lhe os parabéns!!! A colecção os primos e fantástica. A minha professora de L. Portuguesa recomendou dois livros da colecção Os Primos a uns colegas meus e na apresentação deles, dos livros, eu fiquei tão entusiasmado que comprei logo a colecção toda . Hoje acabei O Caso do Ultimo Dinossauro, e já comecei a ler O Segredo de Craven Street. Quando se lê um livro d'Os Primos, aprende-se milhares de coisas, contribui imenso para a cultura!!! O Segredo do Mapa Egípcio - Aprendi bastante sobre uma outra cultura. O Mistério das Catacumbas Romanas - Elas existem mesmo?! É fantástico. O Enigma do Castelo Templário - Aprendi imenso sobre os minérios portuguesas e a sua importância, como o Volfrâmio. O Caso do Ultimo Dinossauro - O universo dos dinossauros e fascinante... E o Crypto... legendarius ser uma avestruz, foi muito engraçado!!! Fiquei tão entusiasmado com esta obra que já pedi ao meu pai para irmos ao museu da Lourinhã. Quando eu crescer quero ser actor e escritor, e espero vir a escrever livros tão bons como a senhora!!! Quer que eu lhe mande uma das minhas estórias (sim, agora dizem que é assim que se escreve)

Um beijinho, David Brito, 12 anos

David 25-02-09

 

Óla,

O meu nome é Eduardo Amaral, tenho 11 anos e vivo na freguesia de Refoios do Lima, em Ponte de Lima. No Natal eu recebi dois livros da colecção Os Primos: O Enigma do Castelo Templário e O segredo de Craven Street. Acabei de ler, há uma semana , O enigma do Castelo Templário. Gostei muito do livro, tem muitas aventuras.

Por acaso a Mafalda já pensou em pedir ao cinema português para fazer filmes sobre as aventuras de André, Ana e Maria? Muitos dos filmes vieram de livros, por exemplo os filmes do Harry Potter foram feitos a partir dos livros do Harry Potter de J.K. Rowling ou então os filmes das Crónicas de Nárnia também foram feitos a partir do livros.

Pense bem, acho que era uma boa ideia.

Eduardo, 28-01-09

 

Olá Mafalda Moutinho!

Eu chamo-me Mariana e tenho 12 anos!

No Natal de 2008 recebi o livro "O Mistério das Catacumbas Romanas" de um familiar que não vive perto de mim.

A minha professora de Português (que eu adoro muito e a disciplina também) propôs que todos os alunos apresentassem um livro à escolha e eu, que já estava a ler outro livro acabei por desistir e começar a ler esta MARAVILHOSA COLECÇÃO!!! Não me perguntes porquê... simplesmente tive um pressentimento que este livro iria atingir todas as minhas expectativas!!!

Obrigada por ter tomado a iniciativa de começar a escrever esta obra.

Mariana, 22-01-09

 

Olá

Eu sou o Luís videira e gosto muito do livro que escreveu “O Segredo do Mapa Egípcio” já o li 3 vezes por isso sou também um grande fã seu tenho pena não conseguir encontrar o resto da sua colecção pois gosto muito de ler um abraço e continue a escrever pois tem mãos de fada.

Luís, 14-01-09

Oi!

Chamo-me Isabel e tenho 13 anos. Adorei os da colecção "Os Primos". Acho que ajudam um jovem a gostar de ler sem dizer que é uma seca. não posso dizer que o mesmo aconteceu comigo pois eu adoro ler e faço-o em doses bem GRANDES!!! Gostei principalmente do livro "O segredo de Craven Street" e pelo que vejo foi o mais apreciado. Dizem que tenho imenso jeito para escrever mas nunca conseguirei escrever como a autora Mafalda Moutinho. Acho fantástico conseguir imaginar coisas assim, embora também ache o Harry Potter uma grande obra (desde "Harry Potter e a pedra filosofal" até ao "Harry Potter e os talismãs da morte). Espero que continue a escrever estes livros maravilhosos porque pelo menos uma leitora garantida terá. P.S. A minha personagem preferida é o "palhacinho" do André porque é o mais engraçado e descontraído. Um grande beijo para a autora da sua fã garantida

Izabel, Maia, 19-12-08

 

Olá Mafalda!

Queria começar por dizer que a colecção Os Primos são um espectáculo e cheios de mistérios que acabam sempre por ser decifrados pela Maria, Ana e André. Para além disso contém muita informação interessante historico-cultural, incluindo factos importantes sobre os vários países por onde eles passam (o que contribui para a cultura geral). Foi há cerca de dois anos que me deram para o meu aniversário O Segredo de Craven Street (o meu preferido até ao momento) que eu gostei imenso e que me levou a descobrir os outros 4 que já tinham sido publicados antes (e que eu comecei de imediato a ler!). Passado uns bons meses, estava eu a passar numa livraria quando fiquei de olhos esbugalhados ao reparar no novo livro O Tesouro do Veleiro Espanhol, que quis logo comprar, tal era a minha curiosidade para conhecer as aventuras novinhas em folha do trio adolescente. Agradeço e admiro imenso o seu trabalho e aquilo que a sua imaginação lhe dita, pois esses livros transportam-me para cenários de aventuras e suspense, onde a realidade se mistura com a ficção, e onde inúmeros pormenores são ligados por uma teia tão bem tecida que nos deliciam os olhos e os pensamentos. Obrigada.

Espero ansiosamente pelo próximo!

Felicidades!!!

Sara, Lisboa, 03-12-08

 

Querida Mafalda Moutinho:

Chamo-me Joana e vivo em Vila Real.

Até há alguns dias eu não sabia da colecção Os Primos, foi a minha mãe que ouviu uma entrevista tua na rádio e achou seria uma leitura interessante.

Em poucos dias devorei todos os teus livros, que sempre fui bicho de muito ler. O meu preferido foi, sem dúvida, O Segredo de Craven Street; é de uma imaginação fascinante...

A minha personagem preferida é o André, mas claro que sem as irmãs o livro não seria o mesmo.

Escrevi-te, não para te dar a conhecer que adoro os teus livros (aliás, é praticamente obvio que todos aqueles afortunados que tiveram a sorte os descobrir, não vão a mais lago nenhum sem eles...), mas sim para te dar umas pequenas sugestões. És uma escritora excelente e eu gosto imenso dos teus livros. Mas podias acrescentar novas sensações!

Não sei se já estás a escrever o sétimo livro ( e espero bem que sim porque nós, os fãs, já choramos por outra aventura ) mas gostava que não esquecesses a SAC (Sensação Agatha Christie). Podias escrever uma história com mais terror e ficção do que a tradicional aventura; algo que não deixe dormir à noite, que provoque arrepios na espinha... Brrrrr, já vou ter medo só de comprar o livro :D. Ah, e todos gostamos que incluas um pouco de romance pelo meio, qualquer coisa com a Ana, não sei...

Eu adoro esta colecção, todos adoramos.

Um abraço

Joana C., Vila Real, 11-08-08

 

Olá,

Como adoro os primos, quando soube do novo livro, fui logo para as livrarias! O último livro é outro dos seus livros magníficos, adorei! Agora o que vai acontecer com a Ana e o Javier? Já que fui a Castelo Novo e para a Lourinhã e sou de Londres, agora tenho de ir para Valência, Roma e Cairo.

Parabéns pelo seu sempre magnifico colecção!

Daniel, Figueira da Foz, 27-7-08

 

Olá escritora Mafalda!

Já acabei de ler o seu livro! Não há palavras para o descrever...é simplesmente fantástico!

Adorei!

Li-o num dia! Parabéns, os meus SINCEROS parabéns!

Beijinhos grandes da Rita!

P.S: Se a Maria e o Richard e a Ana e o Javier se estavam a dar tão bem, porque é que não ouve nenhum romance, nenhum beijo inesperado entre eles??? xD Eu gosto especialmente das partes que menos se esperam...

Rita, Lisboa, 6-07-08

 

Cara Mafalda,

Gostei muito da sua visita ao nosso colégio e acho que atraiu muitas pessoas para ler os seus livros. Eu, pessoalmente, pela sua explicação, fiquei curiosa em lê-los a todos mas acho que vou começar por ler o "O tesouro do veleiro espanhol" porque gostava de descobrir onde está o tesouro, e também porque gosto muito de barcos e de mar, é um tema que me agrada. Quando a Mafalda perguntou quem é que não gostava muito de ler eu fui uma das pessoas a pôr a mão no ar, mas agora acho que com os seus livros vou gostar muito mais de ler. Achei muito engraçado a Mafalda querer que nós gostemos de ler, não só os seus livros mas também os outros! Gostei quando disse que fazia parte da sua profissão andar sempre a viajar porque eu adoro viajar e adorava ser como a Mafalda. Estive a ver o seu site e acho muito interessante, ter uma página em que nos permite ler o primeiro capítulo de cada livro, assim as pessoas que estão indecisas no livro, conseguem decidir a partir do primeiro capítulo. Também gostei da ideia de ter uma página com o e-mail dos primos, pois assim eu posso contactar com eles! Estive também a ver as fotografias das suas viagens e das suas visitas a escolas e há umas que são fascinantes. Agora com a sua visita eu vou contar tudo o que fiquei a saber sobre os primos, aos meus amigos, irmãos e primos e eles também, de certeza vão ler os seus livros. Os meus pais ficaram muitos entusiasmados em eu querer comprar um livro e lê-lo. Vão-me comprar o "O tesouro do veleiro espanhol", e eu terei muito gosto em lê-lo. Quero agora agradecer-lhe pela visita, muito obrigado e um grande beijinho,

Madalena, Lisboa, 8-06-08

 

Mafalda Moutinho

Sou uma aluna do colégio Valsassina e quando perguntou quem é que não gostava de ler eu pus logo o braço no ar porque eu odeio ler. Mas mesmo assim comprei o seu último livro, O Tesouro do Veleiro Espanhol. Quando cheguei a casa eu queria ir para o computador mas o meu pai não me deixou, então ele notou que me tinha fechado no quarto e quando me foi ver eu estava a ler e ele contou-me que estava a falar comigo mas eu não lhe ligava nenhuma, a verdade é que eu estava de tal maneira concentrada no livro que não lhe liguei nenhuma e em 2 dias li o livro todo. Eu penso em comprar a colecção toda dos seus livros e espero que publique mais ainda, pois foi o primeiro livro que me criou desejo de continuar a lê-lo e de não o por de lado. Agradeço-lhe por ter ido ao colégio Valsassina pois sem isso nunca teria descoberto o desejo de ler. muitos beijinhos! e obrigada por tudo.

Rebeka, Lisboa, 29-05-08

 

Olá

Chamo-me Rui Martins. Hoje dia 27/05/08, visitou a nossa escola E.B 2 3 de Santa Iria de Azóia. Hoje comecei a ler o seu livro (O Tesouro do Veleiro Espanhol) realmente é muito bom. Gosto do livro porque tem muito mistério entre si, é de uns melhores livros que já li até hoje. A verdade é que não gosto muito de ler, mas tive muita curiosidade em saber como era a história. Não sei agora o que dizer mais, mas dou-lhe os parabéns por este magníficos 6 livros do conjunto de "Os Primos".Desejo-lhe as maiores felicidades para os próximos livros que escrever. Boa Sorte!!!

Rui, Santa Iria da Azóia, 25-05-08

 

Um livro é um portal mágico que nos encaminha para o mundo da fantasia...

Mistérios para resolver...portas para abrir...caminhos para descobrir...segredos para desvendar...

Entrar num livro, é uma verdadeira aventura! =D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D=D

Obrigada pela mensagem do novo livro dos Primos!

Beijinhos grandes de uma grande fã sua...

Rita, 24-05-08

 

Querida Mafalda Moutinho,

Eu chamo-me Inês, tenho 13 anos e sou de Santarém. Eu nunca fui muito apreciadora de ler, mas quando o meu pai me comprou o livro "O Segredo do Mapa Egípcio", por ouvir uma entrevista na rádio TSF, ganhei uma vontade imensa de ler. Quando tenho mais tempo vou ler os seus livros, porque agora não consigo estar muito tempo sem os ler. Neste momento estou a ler " O Caso do Último Dinossauro", e como sempre está-me a SURPREENDER. ADORO os seus livros!!! Eles ENCANTAM-ME, FASCINAM-ME,... Não separe a Ana, a Maria e o André dos leitores, porque eles já fazem parte do meu grupo de amigos e de certeza de muitos outros. Queria-lhe agradecer por escrever estes magníficos livros. Tenho algumas curiosidades sobre, por exemplo, Onde/em que é que se inspira para escrever? Porquê as personagens Ana, Maria e André?. Quando tivesse oportunidade, gostaria que me respondesse a estas questões e a outras mais que me possam surgir, para o meu e-mail.

Um grande beijinho, e obrigada pela atenção.

Inês, Santarém, 22-05-08

 

Olá Mafalda Moutinho,

Somos da Madeira e gostamos dos teus livros.

Carolina: Gosto muito de fazer composições principalmente que não são verdade e sou muito boa nisso. Acho que quando escreves mostras que sabes muito principalmente de História tenho todos os livros da colecção dos primos e estou a acabar de ler o mistério das catacumbas Romanas e até agora é o livro em que mostras, para mim, saber muito.

Mariana: Gosto muito dos teus livros principalmente das ilustrações que acho estarem muito originais. Desejo que continues a escrever. E que escrevas um livro especial de quando eles já forem adultos e se lembrarem das aventuras.

Muitos beijinhos,

Carolina e Mariana, Madeira, 11-01-08

Olá,

Ao contrário da maioria dos fãs d'Os Primos eu não tenho entre 12 e 15 anos. Tenho sensivelmente mais 10 em cima. Sou uma mãe de família, dona de casa e trabalhadora com 23 anos. Apesar da minha idade (também não sou assim tão velha!) descobri os seus livros e adorei. Para já quero explicar como os descobri. Desde os meus 15 anos que leio os livros da colecção Minoria Absoluta. O ano passado na Feira do Livro perguntei à feirante da banca das Publicações D. Quixote por mais livros dessa colecção. Ela falou-me n'Os Primos. Não era bem a esse tipo de livros que me referia (era mais aos estilo de "Voltei para te mostrar que podia voar", que eu adoro e de "Depois daquela viagem") mas mesmo assim arrisquei e comprei dois. Comprei "O segredo d mapa egípcio" e "Os mistérios das Catacumbas Romanas". Adorei mesmo, mesmo. Apesar de todos os livros de aventuras que li na minha adolescência me parecerem agora demasiado infantis (e li várias colecções) estes livros têm algo de diferente, não sei porquê não me parecem tão infantis e gosto mesmo de os ler. Este ano, novamente na Feira do Livro de Lisboa, comprei os outros três que faltavam. De todos os que mais gostei foi mesmo "O segredo do mapa egípcio", talvez por desde o meu 7º ano me ter interessado e fascinado pela história do Antigo Egipto. Quero dar os parabéns à Mafalda por ter tanto talento e por nos presentear (principalmente aos adolescentes porque gente da minha idade já não lê estes livros!!!) com estas magnificas histórias tão bem elaboradas e tão diversificadas. Espero em Junho próximo, quando for novamente à Feira do Livro, ter mais dois ou três livros desta colecção para comprar e me deliciar.

Muitos parabéns.

 Carla Marísa, 29-11-07

 

É com muito prazer que digo, que adoro os seus livros.

O 1º livro que li, foi “ O último caso do dinossauro “, quando foi dar uma palestra à A.M.A.L na Lourinha. Gostei tanto do livro, que o  recomendei à biblioteca da escola, e também que comprasse a restante colecção. A biblioteca da escola, comprou O mistério da Catacumbas romanas e O enigma do castelo templário. Gostava imenso de ler a colecção toda, e compra-la. Já pedi 1 milhão de vezes à minha mãe, mas não obtive resposta. (...)

Espero que continue a escrever a colecção dos primos. Gosto muito de História. Talvez por inserir cenários como, o Coliseu de Roma, falar de eremitas ou dinossauros desperte a minha atenção para a sua colecção. A escola também ajudou muito ao organizar o encontrou.
Com muita admiração
  beijos,


Rakel, 31-08-07

 

Olá Mafalda!

Eu sou a Sara, tenho 12 anos e li todos os seus livros. Gostei de todos em geral, mas gostei mais dos três primeiros: “O Segredo do Mapa Egípcio”, “O Mistério das Catacumbas Romanas” e “O Enigma do Castelo Templário”. Gosto das três personagens e, devo dizer-lhe, que tem muito jeito para escrever. E mais, quem não souber, nunca diria que tirou um curso na área dos números e não das letras!(...)

Sara, Lourinhã, 30-08-07

 

oi

olha, já li os livros há um tempo, só que o meu computador teve uma virose e entao teve que ficar de cama (...). Bom, no entanto ja li os livros e tenho uma opiniao sobre eles, começando acho que uma coisa boa que tu tens quando escreves os teus livros e nunca escreveres dos mesmos temas. Quer dizer de maneira igual eu sei que parece estranho mas para mim sao todos muito diferentes. Acho que os ultimos livros da tua coleccao sao os melhores

va xau bjs

Bituxa, Lisboa, 26-07-07

Cara Mafalda Moutinho,

Já li todos os livros da colecção "Os Primos", mas DEFINITIVAMENTE, não há nenhum que se compare ao "Segredo de Craven Street". Antes, de avançar com o porquê, vou explicar como é que descobri o livro.
Estava eu, feliz da vida na Fnac, a comprar o livro de Agatha Christie "Sangue na Piscina", quando, súbita e inesperadamente vejo um livro no chão. (Adivinhe lá, que livro é seria...) Pego nele e penso, caramba, não sabia que ela já tinha escrito um livro novo. Leio o resumo da parte de trás da capa, de relance e não é o meu espanto, quando reparo nas palavras Agatha Christie, segredo e Londres! É que, eu adoro ler, tenho milhares de livros no meu quarto, (desde Júlio Verne a Meg Cabot (escritora do Diário da Princesa), Alexandre Dumas à colecção "Cultura Horrível"), mas não há nada que se assemelhe à quantidade de livros que eu tenho da Agatha Christie! Tenho 40 livros, (MEUS), mais 10 livros do meu pai SÓ dela!
Mudadando de assunto, o meu nome é Rita, tenho 14 anos, adoro desenhar/ler/ouvir música, (principalmente Jazz, R&B e Pop-Rock). Idolatro, (eu sei que é uma palavra um bocado melodramática, mas é verdade) a civilização egípcia, embora também goste bastante da maia, inca, chinesa, indiana, bem, eu adoro História e Geografia, Música e Arte, bem, gosto da Cultura em geral! Estou a ver que já estou a afastar-me um bocado do tema, continuando, ando no Colégio Alemão do Porto desde os 4 anos, o meu sonho era, bem, nem sei lá muito bem, gostava de fazer algo que envolvesse Arte, Música e Literatura. (Também acharia muito entusiasmante ser agente secreta da Interpol/Serviços Secretos Portugueses, ou até mesmo algo a ver com a política, (...) como por exemplo Ministra da Educação, mas isso já é outra história).
Uffff, acho que já chega por hoje.
Küsse und Aufwiedersehen,

Rita C., Porto, 16-07-07

 

Olá, eu sou a Rita. Tenho 11 anos e vivo no Porto. O meu passatempo favorito é ler, principalmente livros de mistérios. Mando-lhe esta mensagem para lhe dizer que é uma das minhas escritoras favoritas, pois além de escrever bem, descreve de uma forma formidável. Já li todos os livros da colecção “OS PRIMOS” e estou em pulgas para que saia o próximo! (...)

Rita, Porto, 13-07-07

Boa tarde,

O meu filho tem 11 anos e é fã dos livros dos “Primos”. Já leu os 5 livros, pelo que só lhe posso dar os parabéns porque ele não pega em livros com muita facilidade, e os seus foram “devorados”. No Verão passado leu três livros e recomendou na escola, à professora da disciplina de Biblioteca (6º ano) que adquiriu os 5 volumes da colecção, pelo que os outros dois foram lidos durante o ano lectivo nessa disciplina.
Agora está de novo em férias e está desejoso de um novo livro seu, pelo que lhe endereço este mail para saber se e para quando é que está pensado um novo lançamento.
Se entretanto não estiver para ser lançado em breve, gostaria de lhe pedir opinião sobre outros livros que considere poderem despertar o mesmo tipo de interesse.
Muito obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos,

Gracinda, 25-06-07

 

Olá!

Gostava primeiro de felicita-la pelo seu excelente trabalho como escritora. Adorei os seus livros e tenho-os a todos. Chamo-me André da Veiga, tenho 12 anos e frequento a Escola c/3º Ciclo de Águas Santas, na Maia (a Maia fica a Norte da cidade do Porto). Gostava que visitasse o meu blog " Bitácora" pois tenho um post sobre si e o seu livro "O Segredo de Craven Street" que é entre todos o meu preferido. Espero que esteja bem, beijinhos da Maia!!
 

André, Maia, 3-05-07

 

Para uma escritora favorita...

Olá Mafalda!

Espero que esteja tudo bem consigo, porque quando li o 1º livro da sua colecção (acho que vai ficar feliz se eu disser a verdade sem exageros) fiquei totalmente maravilhada!!! É actualmente o meu livro favorito e já o tenho há alguns anitos...Apesar de ser uma leitora de 12 anos e um pouco exigente, este livro, para mim totalmente desconhecido...SURPREENDEU-ME À SÉRIA! Este livro aborda um assunto muito interessante: a aventura. Sem esquecer as piadas do André, a sabedoria da Ana e a inteligência da Maria. Com este livro ficamos também a saber muitas curiosidades sobre o Egipto (o que caíu no meu ponto forte/fraco, o Egipto, pois é um país rico de «mistério e suspense») e os costumes deste país.

Sinceramente acho que é um livro a não perder! Muitos parabéns!! =D

Beijos da Maria

Maria, 04-04-07

 

Olá!

Chamo-me Inês e tenho 13 anos…. Já li todos os livros dos primos e adorei! Acho que são muito fixes e completamente divinais! São os livros que leio mais rápido, pois estou sempre desejando de sair das aulas para ir para casa ler!....Estou desejando que saiam mais livros da colecção Os primos, para ter sempre um bom momento com as piadas e enganos do André, os medos e as paixões da Maria e as descobertas e informações da Ana. Pois, porque com estes livros aprende-se tanta coisa…Vá muitos beijinhos e espero que a autora Mafalda Moutinho (que por acaso já veio cá a Évora e eu pedi-lhe um autógrafo e uma dedicatória  para o 1º livro) continue a escrever!

Inês, Évora, 22-01-07

 

Olá Ana,

adoro a tua personagem nos primos!!!

olha eu chamo-me Ana Beatriz e tbm adoro história! Sei que és uma personagem inventada pela tua escritora Mafalda Moutinho, mas és a personagem que eu mais gosto! tabm tenho muitas aventuras mas so nos meus sonhos por q nunca acontecem diz à tua escritora para continuar assim pois és uma das personagens q eu mais gosto!

Ana Beatriz, Lisboa, 14-01-07

 

Olá Mafalda,

Hoje recebi um grande esperado presente. O seu novo livro!!! O segredo de Craven Street.
Estou ansioso por conhecer ao pormenor, como só a Mafalda sabe fazer, "Craven Street" já que pertence a um país que eu adoro.
Assim quando tiver oportunidade de visitar Londres não poderei falhar "Craven Street".
Obrigado por mais um livro.
Quando terminar de o ler, conto-lhe.
 
Um bj do seu fã NUMBER 1 !!!

Francisco, Vila Nova de Famalicão, 16-11-06

 

Olá Mafalda!

Ontem li o dia todo e acabei o livro hoje de manhã! Adorei-o! A história está um espectáculo! Muito bem escrita! Parabéns!

Beijinhos

Lourenco, Lisboa, 5-11-06 2006

 

Olá Mafalda!

Fui hoje de manhã comprar o novo livro! Quando acabar de o ler digo-lhe.

Beijinhos e até breve!

Lourenco, Lisboa, 4-11-06 2006

 

OLÁ !!! Chamo-me Tiago e adoro "Os Primos". É uma colecção muito engraçada e que nos ensina imenso.
Todo o meu interesse começou quando foi lá ao colégio (Doroteias) apresentar o livro.
 
Aqui fica um poemazinho para si:
 
Uma vasta onda d'imaginação,
fez encher livrarias como uma maré,
os seus livros fizeram sucesso,
como as graças do André !!!
 
O André é o cómico,
A Maria a brincalhona,
A Ana é a sábia,
e a Mafalda a escritora.
 
A sua imaginação é ouro
dentro de um baú recheado
guarde bem esse donzinho
num cofre bem trancado !
 
Continue a escrever,
a colecção "Os Primos",
porque sempre que sai um novo
eu já tenho os outros lidos !!!!
 
Um beijinho de um dos seus leitores

 

Tiago (13 anos), Lisboa, 25-09-06

 

É sempre um prazer poder ser uma Tia presente e ajudar os sobrinhos quando eles recorrem aos adultos e contam connosco.
Devo dizer que fiquei muito contente pelo meu sobrinho Tiago me ter dado a oportunidade de reviver momentos que eu vivi com "Os Cinco", "Os Sete", e outros que no fundo agora (...) recordo com prazer.
Ler Os Primos devolveu-me essa alegria e também já sou fã.

 As suas respostas esclarecem muito bem o porquê do sucesso dos seus livros.
Na verdade não fiquei surpreendida com as respostas. Penso que só assim é possível escrever bem, motivando e puxando os jovens para a leitura, coisa cada vez mais rara.
Muito obrigada, em nome do meu sobrinho e no meu pelo seu trabalho e por esta troca de correspondência.
 
Desejo-lhe sinceramente muito sucesso.
 

Mafalda, Lisboa, 19-09-06

 

Ana
oi! eu leio os livros dos primos e acabei agora mesmo de ler o "caso do último dinossauro" e é muito giro! e tu, consegues desvendar tudo, não é? e uma coisa, quando é que TU ficas apaixonada? adeus

 

Dianna, 16-09-2006

 

Cara Mafalda,

Não tenho o prazer de a conhecer, mas como o ofício da escrita expõe o escritor/a …
Quando há alguns meses apareceu em minha casa um livro O CASO DO ÚLTIMO DINOSSAURO, de uma escritora até então (de mim) desconhecida, que “se atrevia” a lançar-se na selva impressa deste país, manifestou-se de imediato a minha curiosidade de ver melhor aquela nova manifestação.
Tratava-se de um livro destinado a uma neta minha e obviamente quis ver se aquele meu filho-autor-da-imprudente-aquisição tinha feito “uma boa acção”.
Li o “Dinossauro”. Claro que, logo a seguir, li todos os outros três livros, até agora disponíveis, pois além de não ter ficado desiludido, quis ver se “esta Mafalda” (desculpe-me … ) sabia escrever e se valia a pena ler o que ela escrevia.

O último que li foi o “seu” número três, o do “Castelo Templário”. Também gostei deste. Vi que a imaginação para as histórias não diminuiu, e até está em alta (…)
 Pois Mafalda (permita-me que se lhe dirija assim), continue a escrever. Fico a aguardar pelo “prometido” número cinco.

Armando, Lisboa, 19-08-2006

 

Eu chamo-me David e gosto muito de ler os seus livros (…). Fiquei fascinado pelo último livro dos primos. Li só o primeiro capítulo na Internet e agora já tenho vontade de o ler todo. O problema é que não sei onde se compra o livro. Se vós souberdes mande-me um e-mail a dizer onde se compra se não se importar. Obrigado.

 (…) Começando pelo fim, foi na feira do livro da minha escola do 4º ano que vi um livro que se destacou: Era o mistério das Catacumbas Romanas. Li o livro e gostei. Na feira do livro do mesmo ano no parque Eduardo Sétimo vi o primeiro livro que era o segredo do mapa egípcio e vi também o terceiro livro que era o castelo dos templários. Quando li os dois livros passei muito tempo em frente ao computador à espera que você publicasse outro livro mas nunca descobri. Hoje fui ao Google e pesquisei sobre você. Encontrei  o site dos primos e vi que tinha saído outro livro. (…) Tenho dez anos e ando no 5º ano. (…) Só lhe queria desejar que continue o bom trabalho (…) Os seus livros são cinco estrelas. Obrigado. Boa sorte

 (…) Adorei o último livro. Foi uma história muito bem pensada. Este livro foi o melhor que já li. Gostava de saber se já acabou o 4º livro para o poder comprar. Gostei da parte das palavras cruzadas.

 David (10 anos), Julho/Agosto 2006

 

Ola , sou a Célia da escola i.p.s. lembras-te? Gostei imenso da tua apresentação, hoje desejava que tu me enviasses um mail? se faz favor!
E que viesses outra vez à escola!

Célia, 18-07-2006

 

 

Sou a Catarina e tenho 13 anos passei agora para o 8º e adoro mesmo os teus livros. Adorei o 1º porque desde muito pequena que quero ir ao Egipto e tudo por tudo o que escreveste parece ser maravilhoso. No 2º livro quando ia a meio estava tão "perdida" a ler que os meus pais quase me tinham de tirar o livro das mãos para eu parar de ler. O 3º estou agora a lê-lo porque só descobri a colecção há pouco tempo mas estou quase a acabá-lo vou no 7º capitulo e comecei a lê-lo ontem.
Acho que as personagens são de mais, adoro a Maria porque é a que tem mais a ver comigo, eu e a Ana só somos parecidas em adorar ler e o André é tão trapalhão que me lembra o meu pai às vezes.
Na verdade só escrevi para dizer que adoro os livros e para pedir por favor que não pares de os escrever!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

 

Catarina (13 anos), Lisboa, 20-07-2006

 

Adorei nunca tinha conseguido ler um livro que me prendesse desde do inicio ao fim, é um excelente livro!

 

Ana, Soure, 04-07-2006

 

 

Ola,
Ouvi, aqui no Canada, o podcast da TSF e gostei muito da sua entrevista. Parabens e boa sorte para os proximos livros. Quando a minha filha (agora com 2 anos) tiver idade, vai ler os primos. Claro que a vou convencer que a ideia foi dela : )
 

Pedro, Ph.D.
University of Guelph

 

Gosto muito dos livros de "Os primos" e tenho todos da colecção.
São livros muito interessantes e despertam a imaginação dos leitores, a minha preferida é a Ana, aliás é com a qual  eu me identifico mais!
Gostava que uma das próximas aventuras fosse na Grécia, em Espanha, ou até mesmo em Lisboa!
Espero que continue a escrever, pois gosto muito da sua maneira de fazê-lo!

Eu conheci os livros quando vi à venda numa livraria, e achei que deveria ser interessante por isso decidi comprar,...gostei tanto que li em 3 dias. Uma das razões que me "prendeu" aos livros, foi que à medida que vamos lendo vamos tentado resolver o mistério juntamente com os primos, e eu aprecio muito essa qualidade num livro. Também gosto muito das ilustrações e das folhas que têm aquele aspecto amarelado, que faz com que o livro pareça mais antigo. Dizem que não devemos julgar um livro pela capa, mas os livros dos primos sim, pois as capas são muito aliciantes e o interior ainda mais, cada dia que passa apetece ler cada vez mais para chegar ao fim e ver um final inesperado, mas depois de acabarmos de lê-lo ficamos com pena por a sensação ter durado tão pouco!!

 

Frederica Joana, Lisboa, 11-06-2006

 

Olá Maria, estás boa? Eu sou a Maura uma aluna da escola básica 2,3 Professor Galopim de Carvalho. Adorei a forma de seres na história. Gostei principalmente porque fazes muitas perguntas para ficares a saber mais. És muito curiosa e desenvolvida. És sempre assim? Fica bem!

 

Maura, Lisboa, 10-05-2006

 

Olá, eu sou a Marta e vou estar consigo no dia 26 em Soure. só a contactei, porque acho-a uma grande autora e esse também é o meu desejo, poder escrever livros em vez das histórias que faço, admiro-a muito! Continue a fazer o seu excelente trabalho para nós (leitores) saborearmos arte pura que é a literatura.

 

Marta, Soure, 06-05-2006

 

Olá Mafalda!
Sou o Lourenço e tenho 13 anos. Vivo em Lisboa e adoro ler! Principalmente os seus livros! Neste momento estou a ler “ O enigma do castelo templário” e estou a gostar imenso! Quando sai o próximo livro d’Os Primos? Estou ansioso para que ele apareça nas livrarias! (...) Logo que vir o livro nas livrarias vou logo comprá-lo!
Eu estava a ver livros na Bertrand e vi uma lombada encarnada que não conhecia. Tirei o livro, li o resumo na contracapa e decidi levá-lo. Foi assim que conheci os livros. Eu ando na Escola Secundária Rainha D. Amélia em Alcântara. Eu adorava que fizessem uma adaptação do livro para a televisão. A Mafalda acha boa ideia? (...)

Ja acabei de ler "O Caso do Último Dinossauro" e ADOREI! Ta lindamente bem escrito! Parabéns!

 

Lourenco, (13 anos), Lisboa, Maio 2006

 

Olá, sou uma aluna que te viu no Instituto Espanhol de Lisboa e adorou! Queria te dizer que eu e uma amiga minha adoramos, e resolvemos fazer a nossa própria história de aventuras!!! Obrigado por teres vindo.

 

Belén, Lisboa, 06-11-2005

 

Olá!
Estou a fazer um trabalho sobre o livro O Segredo do Mapa Egípcio e preciso do registo bibliográfico mas não o encontro. Gostava que me mandasse sff. Pelo que li o livro é o máximo!!!

 

Joana, 25-01-06

 

Mafalda Moutinho© Todos os Direitos Reservados